sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Parabéns São Paulo.

Hoje é aniversário da cidade de São Paulo.

Uma cidade cujo único defeito é não se chamar Corinthians, como diz o jornalista, paulistano (e corinthiano) Juca Kfouri.

Elegi Sampa como minha 3ª cidade. Depois de Ipuã e Guaíra, respectivamente.

Meus primeiros contatos com a Pauliceia Desvairada deram-se na infância, seja como rota de passagem para o litoral, seja por razões de ordem médicas.

Na adolescência nos afastamos.

Nos reencontramos na fase adulta, quando em razão do cargo no Depto. de Educação aqui em Ipuã, invariavelmente visitava-a quase mensalmente.

E mais recentemente, em razão do Mestrado na PUC/SP, minha ida a São Paulo virou rotina. Durante dois anos, semanalmente me dirigia a Sampa pelo menos uma vez. Chegaram a ser duas vezes durante 2 semestres.

Isso me fez sentir, ainda que temporariamente, um pouco paulistano.

Conhecia pontos turísticos, dava informações sobre metrô e circular, sabia onde ficavam lugares citados em conversas com paulistanos, etc... Uma amiga interiorana certa vez me disse que até meu sotaque estava mudando. Os "enes", como entendo e fazendo ficando mais acentuados e os "erres" de porta e porque menos mineiro e mais tremido.

Nunca percebi nada.

Hoje, após meses afastado de lá, vendo as matérias sobre o seu aniversário, bate uma saudade tremenda.

Dizem que todas as pessoas que convivem em São Paulo, não importam sua origem geográfica, acaba se identificando com ela, apaixonando e vendo-se como parte dela.

"É que Narciso acha feio o que não é espelho".

E para mim, interiorano, vindo de outro sonho feliz de cidade, após um difícil começo, aprendi logo a chamar-te de realidade.

Parabéns Sampa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário