terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Música Caipira - Tonico e Tinoco. (Republicação)

Instantes antes das cortinas do Teatro Municipal de São Paulo se abrir, um filme deve ter passado na cabeça da dupla Tonico e Tinoco.

De origem pobre, filhos de lavradores rurais que peregrinavam nas fazendas do centro oeste paulista, passaram por muitas dificuldades até alcançar o rádio e o estrelato.

Cantando em Circos, festas populares e na tulha de café improvisada como palco, nem nos seus maiores sonhos podiam imaginar que um dia, o Teatro Municipal de São Paulo, palco de atrações eruditas e plateia formada pela fina flor da elite paulistana, se renderia ao talento dos dois.

Não conseguiram o epíteto de "Dupla Coração do Brasil" em vão.

Tonico e Tinoco são a representação da essência da música sertaneja raiz.

Inspiração de 10 entre 10 artistas que se seguiram aos anos em que estouraram nas paradas de sucesso, são, até hoje, reserva moral e de talento para novos artistas (ao menos, àqueles que desejam entrar no mundo sertanejo pela porta da frente).

Quem nunca dançou ao som de "Moreninha Linda" ou "Adeus Mariana” que atire a primeira pedra.

Quem nunca, ao começar aprender violão, arranhou "Chico Mineiro"? Aliás, 1ª música que este blogueiro, de fato, aprendeu empunhando o violão que, insistentemente me acompanha, passados 19 anos.

"Cabelo Loiro", "Canta Moçada" "A Caneta e a Enxada", enfim... a lista é longa.
Uma carreira que sobreviveu a tudo o que possa imaginar, inclusive a abrupta separação, com a morte de Tonico em 1994. Deixando Tinoco na luta ainda nos dia atuais (NB: faleceu em 2012).

Com o mesmo vigor e determinação de sempre, no alto dos seus 80 anos, figura ainda como um farol a iluminar o mar aos navegantes perdidos.

Pena que cada vez mais, tão poucos artistas bebam dessa fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário