sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Música Sertaneja - Definindo (Republicação)

Afinal o que é Música Sertaneja?

Responderia de bate e pronto: Toda e qualquer música feita por um sertanejo.

E o que é sertanejo?

R: Aquele que mora no sertão.

Onde fica o sertão?

R: ...

Esta dialética quase socrática, serve para ilustrar o quanto uma denominação pode ser equivocada.

Houve um tempo em que o país se dividia em litoral e sertão.

Nas áreas banhadas pelo mar, e proximidades (algo em torno de 100 Km interior adentro) era tudo chamado de litoral.

Aos demais territórios, aqueles que adentravam neste, nesta época, inexplorado país, chamavam sertão. 90% do país era sertão.

E este sertão foi desbravado após os séculos que se seguiram, e a denominação sertão, ficou cada vez mais "empurrada" às áreas do Nordeste, sobretudo àquelas distantes dos grandes centros urbanos (e litorâneos) e castigadas pela seca.

Sertões paulistas (regiões de Sorocaba, Bauru, Araçatuba, Ribeirão Preto,...), mineiro (o sul de minas, não o norte, ainda hoje chamado de sertão, sobretudo graças a Guimarães Rosa), o sertão de Goiás (Chico Mineiro, lembram? "Foi lá no sertão de Goiás").

Todos estes "sertões", embora não sendo assim chamados há muito tempo, foram os responsáveis pela denominação da música feita pelos homens do campo - com temática específica e uso da viola como instrumento - por Música Sertaneja.

Assim sendo, música sertaneja é antes de tudo uma denominação geográfica: Estados de SP, MG, GO e MS. Além de interior do RJ (o Rio de Janeiro rural, hoje praticamente sem expressão no cenário musical sertanejo) e Norte do Paraná.

Apenas em tais regiões um artista pode se dizer sertanejo. Ou você imagina uma dupla sertaneja vinda do Acre? Assim como ficaria estranho um cearense virar cantor de funk.

Mas não seria sertaneja a música produzida no Nordeste do país ou no extremo sul, no interior gaúcho?

R: em tese sim.

Por isso prefiro chamar a música sertaneja de música caipira, pois caipira é um termo exclusivo daqueles Estados e Regiões a que me referi anteriormente. Ou alguém arriscaria chamar um Catarinense de caipira?

Mas e a cidade de São Paulo, a mais cosmopolita do país?

Exatamente por receber gente de todo o país, foi lá onde o sertanejo se consolidou como gênero musical.

Os migrantes de todas as regiões acima descritas viviam em São Paulo, e com saudade de suas origens, ouviam as músicas produzidas por seus "conterrâneos".

São Paulo, sede das primeiras gravadoras de disco do país e das primeiras rádios, vai produzir os primeiros artistas sertanejos. E também consumir tal produção.

Só depois este gênero vai chegar, aos poucos, no interior do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário