quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Música sertaneja - Origens (Republicação.)

Falar da origem da Música Sertaneja é antes de tudo, confundir-se com as origens do povo brasileiro.

Somos fruto da miscigenação das raças: branca (Europeia), indígena (Nativa) e Negra (Africana). E não coincidentemente, a música sertaneja tem elementos destas 3 culturas.
O Europeu que aqui aportou, trouxe consigo as músicas do seu continente.

Sobretudo o Português, que se a bem da verdade pouco contribuiu com ritmos para o surgimento do sertanejo, contribuiu com a temática da Saudade. A saudade de sua terra natal e o sentimentalismo lírico, além da exaltação das coisas da terra (ufanismo) - características tão próprias do povo português - marcariam de sobremaneira a nascente música sertaneja.

Além disso, a tradição europeia de usar a música como fonte histórica, a chamada oralidade, que desde os tempos trovadorescos auxilia na perpetuação da memória histórica nas sociedades menos letradas (como a europeia do séc XIV e a brasileira até meados do século XX).

Do indígena, herdamos as danças de roda e as batidas de palmas e de pés como parte ingtegrante da coreografia e ritimo. Da fusão do vira português, com o bater de pés e palmas dos índios, nasceria mais tarde o catira, e todas as suas variáveis: recortado paulista, rasqueado, pagode...

E finalmente o negro africano, que além de também contribuir com a temática da saudade (o "banzo" do sertanejo que abandona a terra em direção à cidade grande é comparado ao banzo africano), contribuiu também com o nosso folclore: congadas e outras manifestações criadas em função do sincretismo religioso promovido pelo afluxo de escravos no país, estarão na epigênese da música sertaneja.

E o que folclore tem a ver com música sertaneja?

Na verdade, folclore está no DNA da música sertaneja; é através dele que este estilo nasce, cresce e se propaga pelo país.

Catira, Lundu, Cateretê, Congada, Corta Jeca, Arrasta Pé, ... e tantos outros ritmos que, unidos, compuseram a nossa música sertaneja são, antes de tudo, manifestações da cultura popular. Muitos deles criados aqui, outros desenvolvidos a partir de matrizes já citadas (europeia, africana e indígena).

Assim surgiu um embrião chamado música sertaneja, que nos anos seguintes cresceria e se transformaria completamente.

Mas isso é assunto para outra ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário