quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Memes Ipuanenses.

Você sabe o que é "meme"?

Das várias definições disponíveis na internet, optei pela definição abaixo:

Meme é um termo grego que significa imitação. Na internet, o significado de meme refere-se a um fenômeno em que uma pessoa, um vídeo, uma imagem, uma frase, uma ideia, uma música, uma hashtag, um blog, etc., alcança muita popularidade entre os usuários.

Se a denominação é recente, o mesmo não se pode dizer da prática.

Mesmo antes da internet, os memes já andavam por aí.

Nasciam em condomínios, bairros, cidades, ou mesmo em programas de TV, e rapidamente se espalhavam, até cumprir sua sentença neste mundo e desaparecer. Ou virar apenas uma vaga lembrança na memória daqueles que o utilizaram à exaustão.

O "pedala Robinho" por exemplo, foi um meme criado por um programa de TV e que virou febre.

Voltando um pouco mais no tempo, bordões como "Cala a boca Magda" também caíram no agrado popular em repetições à exaustão.

Mais recentemente, a fábrica de memes parece não ter fim. O mais divertido para mim, talvez tenha sido a Luiza do Canadá, que durante uma semana toda foi alvo de todo tipo de piada na internet.

A pequena e pacata cidade de Ipuã há anos produz memes. Assim como certamente a sua cidade caro leitor, também deve fazê-lo. Basta puxar os arquivos da sua memória e relembrar alguns.

Aqui vai alguns memes que, acredito, tenha nascido em Ipuã e sobrevivido ou não ao tempo:

"Sô Jorge bem": Expressão de perplexidade. Não sei por que, mas muitos ipuanenses ao se deparar com alguma situação inusitada, expressava seu espanto com a referida frase, em alusão a um conhecido benzedor existente na cidade.

"Bescate": Talvez não se lembrem mas, durante uma época era comum referir-se a alguma mulher, não necessariamente em tom pejorativo, por "bescate". Pior é que quem falava e quem ouvia, nunca via como ofensa, mas como algo normal. Uma variação do atual "cachorra" talvez?!.

Recordo que um rapaz inocentemente chamou uma menina que passava férias aqui na cidade com esta denominação e ela, alheia ao modismo, ofendida aos prantos jurou nunca mais voltar aqui.

"Terra seca": Denominação pejorativa para os imigrantes nordestinos. Nenhuma outra cidade que eu conheça, utiliza-se de tal denominação para generalizar os simpáticos imigrantes do nordeste.

"Boca seca": expressão chula que todo mundo que mora em Ipuã sabe bem o que é. Outra que só ouvi aqui na cidade também.

"E o boca?": Nunca entendi o real significado desta pergunta usada de maneira genérica para qualquer coisa.
- Perguntando como a pessoa está: "E o boca?"
- Respondendo a uma proposta que lhe desagrada: "É?! E o boca???"
- Na falta de assunto: "Ou, e o boca?".

"Não dá rata não": Expressão usada também em outras cidades que significa algo como "sem fiasco, por favor". Na capital eu falava ninguém entendia.

"Pegar ar": Ficar irritado, enfezado, brabo. Embora esta seja bem mais conhecida, basta ver a pegadinha do ET.

"Zé Côco": Expressão usada para duvidar de alguém, quando acha que a pessoa está mentindo. Nascida em razão de um conhecido morador da cidade, famoso por seus causos.

Contribua com o senso comum ipuanense: relembre mais algumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário