quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Música Caipira - Modas de Tião Carreiro e Pardinho. (Republicação)

Donos de uma vasta discografia que compreende Guarânias, Catiras, Pagodes, Valseados, Lundus, Arrasta Pés,... e mais de duas dezenas de outros gêneros musicais ramificados do sertanejo, Tião Carreiro e Pardinho são regravados e remasterizados constantemente.

Cantaram o amor como poucas duplas conseguiram retratá-lo.

O amor que atravessa ao tempo e às barreiras do preconceito, como em Golpe de Mestre, onde Joãozinho usa de malícia para roubar a amada no dia do casamento que o pai dela arranjou; o amor tragédia de Catimbau  a dor pela perda da mulher amada, o famoso 'amar e não ser amado' - que tanto marca - até pejorativamente, a música sertaneja - presente em Estrela de Ouro, Amargurado, Veneno Lento ("nem que eu beber toda bebida deste mundo, eu não consigo esquecer esta mulher"), A Mão do Tempo, e uma infinidade de outras similares, todas de boa qualidade.

As bravatas dos seus pagodes, até hoje cantadas por violeiros quando desejam mostrar destreza no "pinho".

Quem não conhece Pagode em Brasília, Pagode ("morena bonita dos dente aberto vai no pagode o baruio é certo"), Chora Viola e Nove Nove???

Músicas com lições de Moral: Exemplo de Humildade e Terra Roxa, onde ricos fazendeiros são confundidos com pessoas pobres só por causa de sua aparência, seguindo a linha do clássico Rei do Gado; Pretinho Aleijado que vai contra a lei do 'olho por olho'; A vaca já foi pro brejo, música que quase todo pai diz que foi feita para ele, por falar sobre a, por vezes difícil, relação entre pais e filhos.

E é claro, as inesquecíveis modas de viola. Aquelas em que a dupla faz um ponteado no início e fim de cada estrofe, ao longo da estrofe, ouve-se apenas a voz potente de Tião Carreiro e a 2ª perfeita de Pardinho (vez ou outra um leve solo de viola ao fundo).

É o caso de O Mineiro e o Italiano, As 3 Cuiabanas, Ferreirinha, Boi Soberano e Travessia do Araguaia.

Muito mais teria eu a dizer sobre tantas outras músicas, mas deixo aos leitores a missão de conhecer um pouco mais, não apenas sobre as modas do Tião e do Pardinho, mas sobre a música caipira em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário