Donos de uma vasta discografia
que compreende Guarânias, Catiras, Pagodes, Valseados, Lundus, Arrasta Pés,...
e mais de duas dezenas de outros gêneros musicais ramificados do sertanejo,
Tião Carreiro e Pardinho são regravados e remasterizados constantemente.
Cantaram o amor como poucas
duplas conseguiram retratá-lo.
O amor que atravessa ao tempo e
às barreiras do preconceito, como em Golpe
de Mestre, onde Joãozinho usa de malícia para roubar a amada no
dia do casamento que o pai dela arranjou; o amor tragédia de Catimbau a dor pela perda da
mulher amada, o famoso 'amar e não ser amado' - que tanto marca - até
pejorativamente, a música sertaneja - presente em Estrela de Ouro, Amargurado, Veneno Lento ("nem que eu beber
toda bebida deste mundo, eu não consigo esquecer esta mulher"), A Mão do Tempo, e uma infinidade de
outras similares, todas de boa qualidade.
As bravatas dos seus pagodes,
até hoje cantadas por violeiros quando desejam mostrar destreza no
"pinho".
Quem não conhece Pagode em Brasília, Pagode ("morena bonita dos dente
aberto vai no pagode o baruio é certo"), Chora Viola e Nove
Nove???
Músicas com lições de
Moral: Exemplo de Humildade
e Terra Roxa, onde
ricos fazendeiros são confundidos com pessoas pobres só por causa de sua
aparência, seguindo a linha do clássico Rei
do Gado; Pretinho Aleijado que vai contra a lei do 'olho por
olho'; A vaca já foi pro brejo,
música que quase todo pai diz que foi feita para ele, por falar sobre a, por
vezes difícil, relação entre pais e filhos.
E é claro, as inesquecíveis
modas de viola. Aquelas em que a dupla faz um ponteado no início e fim de cada
estrofe, ao longo da estrofe, ouve-se apenas a voz potente de Tião Carreiro e a
2ª perfeita de Pardinho (vez ou outra um leve solo de viola ao fundo).
É o caso de O Mineiro e o Italiano, As 3 Cuiabanas, Ferreirinha,
Boi Soberano e Travessia
do Araguaia.
Muito mais teria eu a dizer
sobre tantas outras músicas, mas deixo aos leitores a missão de conhecer um
pouco mais, não apenas sobre as modas do Tião e do Pardinho, mas sobre a música
caipira em si.
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