segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Música Caipira - Lugar de mulher é na... viola!!! (Republicação).

No ambiente predominantemente masculino, e acima de tudo machista, era de se esperar que demorasse muito tempo para que as mulheres conquistassem mais este espaço.

A espera só não foi maior devido à bravura de pioneiras que, seja ao lado do marido, seja em duplas ou trios e até mesmo sozinhas, desde os primórdios as mulheres "meteram a cara" na música sertaneja.

Não dá pra não lembrar de Cascatinha e Inhana, marido e mulher que com suas vozes terçadas ainda hoje são lembrados pelos amantes do gênero.

Duo Glacial, outro casal que, na esteira de Cascatinha e Inhana, também foram pioneiros no gênero, derrubando preconceitos e colocando homem e mulher em igualdade de condições no meio artístico.

Isso num tempo em que este tipo de dupla era valorizado pelas belas letras e vozes harmoniosas (geralmente em terças), não em letras sem sentido e sons guturais.

Inezita Barroso, a estudante da USP apaixonada por música caipira e folclore e se transformou na principal matriarca da música sertaneja do país. Excelente cantora e apresentadora de programas de TV, Inezita é uma reserva do purismo da música caipira.

Na carreira solo, teve de ir contra a opinião de pais e do marido, pois na época não se via com bons olhos uma "garota de família" cantando sertanejo.

De duplas femininas, cito:

As Irmãs Galvão, além de excelentes intérpretes, as irmãs se saem bem com seus instrumentos, seja violão, viola ou acordeom.

Duo Moreno, que talvez pouca gente conheça. Formado por duas irmãs que enfrentaram juntas um duplo preconceito: eram mulheres e negras.

Embora não vivemos num país declaradamente racista, há que se ressaltar as dificuldades que as duas cantoras enfrentaram para vencer na profissão, e parabenizá-las pela coragem e dedicação.

Duo Ciriema, também pouco conhecido do grande público, mas não dos amantes da música caipira na sua essência.

Que cada vez mais mulheres se "aventurem" por esse caminho que, se é verdade ainda não é difícil para elas, resta a certeza de que está muito mais fácil, graças às pioneiras que o pavimentaram com coragem e talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário