domingo, 6 de janeiro de 2013

Música Caipira - Brasil, um país de todos... todos os caipiras (Republicação)

Quando o então Presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o Brasil era um "País Caipira", muita gente chiou.
 
Eu não.

Somos caipiras sim, muito mais que pensamos, e talvez de um modo diferente daquele a que o ex Presidente se referiu na ocasião.

Aliás, um antecessor do próprio FHC, o JK, de tantas obras modernizantes necessárias ao país, recebeu em seu gabinete a dupla Alvarenga e Ranchinho, sucesso na época com músicas em tom de sátira com crítica política.

A empatia entre eles foi tamanha, que a dupla pouparia o Presidente de suas músicas debochadas ao longo da carreira.

Mas antes mesmo de JK, outra personalidade "moderna" aderia ao caipira: Mário de Andrade.

Um dos papas do Modernismo Brasileiro, da 1ª Geração do movimento, que tanto atacou a "arte culta", era um profundo apreciador da cultura caipira, sendo inclusive autor de letras de músicas do gênero.

Estudioso do folclore brasileiro foi quase inevitável que Mário derivasse para o gênero caipira.

Contemporâneo de Mário de Andrade, Villa Lobos, nosso maior compositor clássico, relembraria seus tempos de infância no interior do Estado de SP, compondo "Trenzinho Caipira", uma de suas peças mais conhecidas no mundo todo.

Nascia aí um flerte maravilhoso entre o erudito e o caipira, que décadas mais tarde inspiraria o surgimento de "Orquestras de Viola Caipira" em várias cidades do país.

Na MPB, não foram raros os "poetas" que sucumbiram á força da música caipira.

Dentre os mais famosos - e talvez melhores - Chico Buarque (sempre ele) e Milton Nascimento (caipira de MG), uniram-se para compor "Cio da Terra", canção que mais tarde seria imortalizada no universo caipira pelas vozes terçadas de Pena Branca e Xavantinho.

Além de "Rancho Fundo", música sertaneja, composta por Ary Barroso e Lamartine Babo; dois dos mais legítimos representantes da MPB.

Mais recentemente, atendendo a um pedido de sua mãe, Dona Canô (a quem ninguém recusa um pedido), os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia regravaram "Tristeza do Jeca", clássico da música caipira e uma verdadeira elegia ao homem sertanejo.

Ainda não se acha caipira suficiente?

Então vejamos...

Nos últimos 10 anos, a Rede Globo de televisão produziu em torno de 13 programas (novelas, minisséries, ...) com temática rural ou com núcleos de personagens do campo.

Entre elas, a regravação da novela "Paraíso", sucesso no começo dos anos 80, que veio neste ano para alavancar a audiência da emissora no horário das 18:00.

O poder de persuasão da cultura caipira é tanta, que simplesmente todos, repito, TODOS, os artistas do pop sertanejo, estes que surgem a todo ano, erroneamente denominados "Sertanejo Universitário", regravaram músicas caipira, ainda que com nova roupagem.

Regravaram de tudo: Tião Carreiro e Pardinho, Trio Parada Dura, Chitãozinho e Xororó (na sua fase caipira), corroborando que a música caipira tem, ainda hoje em tempos de internet e Ipod, o mesmo poder de penetração na mídia e no gosto popular que nos anos de seu surgimento.

Só no Rock que ainda não consegui encontrar a influência da música caipira, mas que sabe não aparece algo em breve?

Nenhum comentário:

Postar um comentário