sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nunca é demais repisar.

Segue abaixo a já tradicional relação de dicas úteis para alunos enfrentar ENEM e Vestibulares.

Noite anterior:
* Durma: deite cedo e acorde tarde. Sem o uso de nenhuma substância.
* Se possível, e for acostumado, ouvindo música. Não fique pensando na prova ou em estudos.
Não fique pensando na prova ao deitar, desvie seu pensamento na hora de dormir.
* Não encontre o namorado(a), sobretudo porque você estará tenso(a) e certamente a noite acabará em discussão, prejudicando seu desempenho na prova no dia seguinte por preocupação desnecessária.

Na manhã do ENEM:
* Tome um bom café da manhã. Evite café, pois tem substâncias estimulantes.
* Não estude nas horas que antecedem a prova.
* Caso tenha o hábito de revisar matéria horas antes da prova, faça apenas com as matérias que você tenha mais afinidade (hora de relembrar, não de aprender).
* Abra caderno e apostilas apenas para tirar alguma dúvida que aparecer casualmente.

Almoço:
* Almoço: comida leve.
Evite alimentos que provoquem gastrite, já potencializada pela ansiedade.

Horário:
* Os portões fecham às 12:55 h, recomenda-se chegar 30 min de antecedência. É tempo suficiente para encontrar sua sala e carteira.
* Se você mora na cidade onde vai fazer o ENEM, já deve ter visitado o local onde será sua prova e calculado o tempo que vai levar da sua casa até lá.
* Evite atrasos, chegue com antecedência. Mas não fique aguardando na sala, isso aumenta a ansiedade.
* Se você mora em cidade distinta da cidade onde a prova será realizada, convém sair um pouquinho mais cedo, para evitar imprevistos. Melhor chegar 1 hora mais cedo que 5 min atrasado.
* Nesses casos, também não deve ficar dentro da sala. Encontre sua sala e carteira e vá pra fora do local da prova, ver pessoas, conversar com conhecidos ou com estranhos, enfim, fazer tudo o que te tire o nervosismo.
* Use roupas leves, confortáveis apropriadas para o calor. Mas nada de roupa curta ou decote.

Alimentação durante a prova:
* Evite levar alimentos que derretam com o calor (chocolate, por exemplo), as provas do ENEM e dos vestibulares são em meses de calor, estes doces só vão ajudar a sujar suas mãos, provas e folha de respostas.
* Evite também alimentos que façam barulho ao ser mastigados, isso incomodará aos demais alunos e a você também, que ficará constrangido desnecessariamente.
* Uma boa opção são as barrinhas de cereais.
* Evite refrigerante, sobretudo a base de cola. Embora sejam bons para casos de queda de pressão, são estimulantes de ansiedade.
* Outro problema de levar refrigerante, seja ele qual for, é que com a calor ao longo das 4 horas de prova eles esquentam e o gosto fica horrível.
* Uma opção são os isotônicos, que contém sais e são absorvidos 30% mais rápidos que a água. Portanto, esteja preparado para pedir para ir ao banheiro.
* Mas como isotônico quente ninguém merece, vá de água mesmo, que poderá ser facilmente reabastecida nos bebedouros, basta pedir pra sair e encher.

Resolvendo a prova:
* Comece pelas disciplinas que você tem facilidade, isso ajuda na auto estima.
* Não termine o rascunho da redação e "passe a limpo" em seguida. Entre um e outro, volte a alguma questão que ficou pendente, ou então, peça para ir ao banheiro, lave o rosto, respire, beba água e volte. É fundamental um certo distanciamento, sempre surge alguma ideia nova que pode ser incorporada.
* Ao terminar as questões que você soube fazer logo na primeira etapa da prova, passe-as para o gabarito. Suas chances de errar no gabarito serão menores e se acontecer, será com questões que você teve mais dificuldade. Melhor errar com questões que você até chutou, do que com questões que você soube responder.
* Ao passar para o gabarito, faça com muita atenção. Use uma régua ou qualquer coisa assim para fazer com o máximo de cuidado.
* Não esqueça de colocar corretamente o n° da sua inscrição no gabarito.
* No ENEM, não esqueça de informar no gabarito, a cor da sua prova (O ENEM é dividido em 4 tipos de provas).

Ao sair da prova:
* Terminado o 1º dia de prova, vá para casa descansar. Evite conferir resultados, faça-o no término do 2º dia, corrigindo todas de uma só vez.
* No máximo, confira uma ou outra que você ficou curioso.
* Terminado o 2º dia, vá pra gandaia: Beba (maiores de idade e moderadamente), divirta, beije, ouça música em alto volume, faça tudo o que te deixa feliz. Você fez por merecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário