domingo, 18 de novembro de 2012

Nos palanques da vida.

Vendo a recente lei que regulamenta um número máximo de aluno por sala de aula, com objetivo de evitar salas superlotadas e assim melhorar a qualidade da aprendizagem, recordo que na minha passagem pelo Depto. de Educação, nós já havíamos feito algo assim.
Nas séries de alfabetização, a média de alunos por sala fixada em comum acordo entre mim e as diretoras, era de 20 alunos.
Claro que eventualmente um máximo de tolerância de 2 ou em casos muitos específicos, 3 alunos a mais eram aceitos nestas salas. Mais que isso, não. Sobretudo nas salas de 1ª e 2ª série, onde o teto de 20 alunos deveria ser rigorosamente respeitado.
No segundo ciclo do ensino fundamental (5ª à 8ªs séries), o teto era de 25 alunos por sala de aula. Novamente, e eventualmente, havia uma tolerância de 2 ou 3 alunos a mais na sala em casos específicos e ainda assim sempre nas salas do período da manhã, quando o calor é mais ameno.
Trata-se de uma, dentre várias iniciativas que o poder público pode tomar para melhorar a qualidade do ensino público. E fico feliz em ver essa iniciativa sendo proposta por lei federal e saber que estivemos portanto à frente de nosso tempo, ousando em adotar tal medida anos atrás.
Mas nem tudo foram flores...
Houve um movimento contrário pela parte dos setores mais conservadores da educação na cidade que via a atitude como prejudicial ao salário do docente.
Menor número de alunos por sala implica na abertura de mais salas de aula, consequentemente na contratação de mais docentes, o que resultaria em um menor valor do bônus a ser dividido entre os profissionais da educação.
O paradoxo estabelecia na maneira em que um mesmo professor reclamava do elevado número de alunos por sala de aula, exigindo abertura de novas salas e ao mesmo tempo, reivindicando a não diminuição do bônus.
Trata-se de uma equação matemática difícil de ser resolvida e que passa necessariamente pela revisão das questões do salário docente e da bonificação.
Um desafio a ser enfrentado pela próxima gestão municipal.

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