quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os 70 anos de um clássico.

Este Blog festeja os 70 anos da mais bela história já produzida por Hollywood.
Uma linda história de amor que há 7 décadas encanta gerações do mundo inteiro.



Casablanca
 
Título Original: Casablanca
Gênero: Romance
Origem/Ano: EUA/1942
Direção: Michael Curtiz

Sinopse
Segunda Guerra Mundial, enquanto Paris é invadida pelos alemães, duas pessoas conseguem viver um romance intenso e inesquecível na capital Francesa. O que torna a história mais interessante é exatamente a impossibilidade deste amor, um dos mais belos do cinama mundial,continuar. llsa, (interpretada por Ingrid Bergman, mãe de Isabella Rosselini), apaixona-se por Rick, (interpretado por Humphrey Bogart), mas, em vez de fugir com ele de Paris, manda-lhe um bilhete de despedida na estação de trem numa noite chuvosa.

Ele parte sem entender o que havia acontecido.

Tudo isso é contado em flashback.

Anos depois já em Casablanca, na Marrocos francesa, Ilsa aparece casada um Victor Laszlo, (Paul Henreid), um líder da resistência francesa, justamente no Rick's Bar, do qual o personagem de Bogart é dono.

Eles estão à procura de um meio de fugir para a América.

O sofrimento de Rick ao vê-la é inevitável e ela fica novamente dividida entre seus dois amores. O final é realmente surpreendente. Mas o sucesso do filme, que até hoje continua ganhando muitos fãs de todas gerações, explica-se pela fórmula bem-dosada de romance, humor, intriga e suspense.

O pano de fundo para o romance vivido por Rick e llsa são os estrondosos canhões nazistas que invadiam Paris durante a II Guerra Mundial.

Prêmios
0scar de Melhor Filme, Diretor e Roteiro.
Indicações para Melhor Ator (Humphrey Bogart), Ator Coadjuvante (Claude Rains) e Edição.
Trilha Sonora.
Todo admirador do filme curte a música tema, que Sam, (interpretado por ator Dooley Wilson), é proibido de cantar pelo seu patrão Rick e que quebra a ordem à pedido de Ilsa e mais tarde, a pedido do próprio Rick que pede para ouvir mais uma vez.

Um dos momentos mais emocionantes do filme acontece depois que Ilsa reconhece Sam no Rick's Bar e pede para ele tocar a música que ouviram juntos em Paris: - Play it, Sam. Ele começa a tocar e Rick sai do escritório enfurecido, dizendo que já dera ordem para nunca mais ele tocar esta música.

Frases Marcantes

-"Play it again, Sam" ("Toque outra vez, Sam"): A frase mais famosa do filme embora nunca tenha sido dita. A frase que é dita no filme é: "Se ela agüentou, eu também posso agüentar. Toque, Sam", dita por Rick que insiste para seu pianista repetir a música que ele havia tocado antes para sua amada Ilsa.


Diálogo irônico entre Rick e uma garota, sua amante, em seu bar no início do filme:
Garota: -"Onde você estava na noite anterior"?
Rick: -"Faz muito tempo para que eu me lembre".
Garota: -"O que vai fazer hoje à noite?"
Rick: -"Não costumo fazer planos a longo prazos".

No reencontro entre Ilsa e Rick, ao identificá-la como o amor da sua vida que o abandonou em Paris, ao ser indagado sobre se já conheciam, ele confirma e diz:
- "Eu me lembro de todos os detalhes. Os alemães vestiam cinza e você, azul". 

E mais tarde, dilacerado pelo inesperado encontro, Rick afoga suas mágoas na bebida exigindo que San toque a música tema de seu amor e delira:
-"Tantos bares, em tantas cidades em todo o mundo, e ela tinha que entrar logo no meu".

Recordando os momentos felizes ao lado de Ilsa, em flashback e embriagado, Rick recorda a felicidade ao lado de seu grande amor

Ao ouvirem um estrondo vindo da invasão alemã em Paris, Ilsa diz: -"Isso foi o barulho de um canhão ou meu coração que deu um salto?".

Na última noite de amor do casal, Ilsa prevendo o que estava por vir lhe diz: - "Beije-me. Beije-me como se essa fosse a última vez".

Precisando de um documento que os tiraria Ilsa e seu marido do Marrocos, e que estava em posse de Rick, Ilsa invade o bar no meio da madrugada e exige os documentos. Quando Rick lhe nega, ela aponta uma arma para ele. Rick lhe diz:
-"Vá em frente, garota, você estará me fazendo um favor".

Em seguida, ambos entregam-se à antiga paixão não desaparecida pelos anos e pelo sumiço de Ilsa na estação de trem. Juntos planejam fugir de Casablanca deixando para trás Victor laslo, marido de Ilsa.

Mas, ao chegar no aeroporto, Rick muda os planos e manda ela ir embora com Victor. Tem início um dos maiores diálogos de amor do cinema e a cena mais famosa do filme:
Ilsa: -"E nós, Rick?".
Rick: -"Nós sempre teremos Paris".

Outras frases antológicas.

Após matar o major alemão que tentou impedir a decolagem do avião com Ilsa e Victor, Rick abraça o capitão Renault, conivente com o assassinato e saem abraçados entrando num intenso nevoeiro e afirma:
- "Isso é o começo de uma grande amizade".

Diálogo entre dono de um bar concorrente, chamado Ugarte, que sonha em comprar o "Rich's" e Rick:
Ugarte: -"Você me despreza, não é?"
Rick: -"Se eu pensasse em você, provavelmente o desprezaria".

Diálogo entre Rick e oficial alemão:
Rick: -"Vim para Casablanca por causa das águas"
Major: - "Mas não há água em Casablanca, estamos no meio do deserto!",
Rick: - "Fui mal informado".

Claude Rains, no papel do capitão Louis Renault, também tem ótimas tiradas:
Rick aposta com ele 20 mil francos como Laszlo escapará de Casablanca. Rains responde:
"Deixe por dez. Sou apenas um pobre oficial corrupto".

Um major naziasta, Strasser, é baleado por Rick na frente de Renault. Este chama os soldados e ordena:
- "Prendam os suspeitos habituais".

Ao perguntar a Rick onde ele escondera os vistos de saída:
Rick: - "No piano do San".
Renault: - "Quem mandou eu não gostar de música"


Curiosidades

Casablanca, talvez o filme mais amado da história do cinema ficou em 3º lugar numa enquete realizada em 1977 entre os 35 mil membros do American Film Institute, que escolheu os dez maiores filmes americanos de todos os tempos, perdendo para "E o vento levou..." de Victor Fleming e "Cidadão Kane" de Orson Wels, pespectivamente 1º e 2º colocados.

O ator que fora cotado para fazer o papel de Rick Blane foi o ex-preseidente americano, Ronald Reagan, que na época era ator e segundo consta, de 3ª categoria.


As time goes by, a canção que 11 entre dez cantores americanos já gravaram, tinha sido composta, música e letra, pelo obscuro Herman Hupfeld (1894-1951), para um musical barato da Broadway chamado Everybody's welcome, em 1931. Ninguém se lembrava dela, e só por isso foi escolhida para o filme.


O diretor de Casablanca, Michael Curtiz, tinha a fama de tratar a equipe técnica a tapas, para que fizesse o serviço depressa, e às vezes dizia coisas engraçadas sem querer. Uma de suas frases famosas, num momento de explosão, foi: "A próxima vez que eu tiver de mandar um idiota fazer alguma coisa, vou eu mesmo e faço!"



Ninguém descobriu até hoje de onde surgiu a idéia de que Bogart diz a Dooley Wilson: "Play it again, Sam" (Toque de novo, Sam). Quis o destino que a frase mais conhecida do filme, fosse aquela que nunca existiu. Coisas que só a magia do cinema pode proporcionar.

Trilha Sonora

Infelizmente não encontrei no youtube a versão original da canção "As time goes by" (com o ator Dooley Wilson - San - interpretando-a) com boa edição de uma sinopse do filme.
O melhor vídeo encontrado com tal sinopse tem como versão da canção, a gravada por Frank Sinatra.
Menos mal que seja Sinatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário