terça-feira, 18 de junho de 2013

Já fui manifestante.

Este texto deveria sair na série "Com o lápis na mão", aos sábados. Porém como o tema está em franca evidência na mídia, optei por escrever hoje para não perder o time (taime).

O Blogueiro, em um passado não muito distante, também viveu seus dias de manifestante protestando em passeata nas ruas de Sampa.

Foi no ano de 1998, mais precisamente em 28 de abril daquele ano, como me informa o historiador, pesquisador de patrimônios públicos e registro vivo dos nossos tempos de faculdade, Danilo Ferrari, que por sinal, também esteve na referida manifestação.

Naquele dia, vários Campi da Unesp mobilizaram suas forças para ir manifestar na Assembleia do Estado pela liberação de mais verbas para as Universidades Públicas.

Descemos na Paulista e lá mesmo iniciamos nossa manifestação, descendo toda a Brigadeiro Luís Antônio até o Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo Estadual Paulista.

Pausa pra um almoço numa espelunquinha ali nas imediações, pois os R$ 5,00 que eu tinha nas algibeiras não daria pra muito mais que um PF simples e uma coca num restaurante de galeria apertada lá na Luís Antônio.

Sorte que eu havia levado numa mochila dois pacotes de bolacha nescau, que dividi com outros manifestantes.

Solidariedade parece ser marca dos ativistas, pois à noite, já sem as bolachas e sem os 5 conto (que haviam desaparecido no restaurante horas antes) para nossa sorte, a "janta" foi dentro do busão, já na volta pra casa, oferecida por Mestre Odilon, que comprara uma pizza de calabreza no Pizza Hut.

Devorei com as mãos mesmo uns 2 pedaços que, pela fome e desespero, pareceu um banquete.

Da manifestação recordo do nosso grupo gritando palavras de ordem:

- Você aí parado, também é explorado.
- Fernando 1, Fernando 2, qual é a m... que vem depois?

Este segundo em clara referência aos Presidentes Fernandos: Collor e Henrique Cardoso.

E claro, do confronto inevitável com a polícia que bastava uma fagulha para estourar a bomba e os manifestantes sentirem na pele as dores da repressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário