sábado, 29 de junho de 2013

Com o giz na mão.

Admito: já faltei com a ética em sala de aula.

Por ser crime prescrito e por me achar, como todos que transgridem a ética, com razões de tê-la feito, conto para vocês o seguinte causo...

O ano era 2002, e eu estava lecionando em uma escola municipal aqui em Ipuã.

Entre as salas que me foram atribuídas, estava um "rabo de foguete" que inicialmente seria uma sala de correção de fluxo.

Tratava-se de uma sala com alunos de diferentes escolaridades (da 5ª à 8ª série) e que nós, professores, deveríamos em apenas um ano "nivelar" todos os alunos de modo que, ao término do ano letivo, todos estivessem aptos a cursar o ensino médio.

Um absurdo que quando perceberam o tamanho, optaram por denominar esta sala de 8ª série, dando a eles a mesma apostila das demais 8ªs e a gente (professores) que fizesse deste limão, uma limonada.

Era uma turma noturna, com muitas faltas e muita dificuldade em trabalhar.

Ali, no começo da carreira, eu vivenciava o que hoje eu conheço muito bem: currículo oculto, currículo prescrito e currículo real.

Avalio meu trabalho naquela sala como satisfatório, o que só pode ser possível porque "abandonei" a apostila e ensinei história para aqueles alunos de uma maneira pra próxima, bem no bate papo mesmo, escolhendo um ou outro tópico da apostila para ilustrar.

Eis que nos vêm a notícia de que aquela seria a última turma noturna municipal.

Nas entrelinhas: todos deveriam passar de ano.

Final do ano, 3 alunos de recuperação. Apenas 2 compareceram.

O aluno ausente apareceu no último dia letivo, e eu apliquei-lhe a prova. Vendo a dificuldade dele em responder, faltei com a ética pela primeira vez na profissão.

Disse-lhe que teria de resolver um problema na secretaria e que ficaria ausente da prova por 40 min, e pedi que não colasse.

Deixei a sala, fiquei esperando na sala dos professores o tempo passar e antes mesmo dos 40 min o aluno me procurou com a prova respondida em mãos.

E todos foram felizes para sempre: o aluno, o professor, a direção, o sistema...


Por não ter ficado de recuperação paralela, a série a série "Com o giz (lápis) na mão" volta em agosto, para o 3° bimestre.

Se não nos vermos mais, boas férias.

E se nos vermos... Boas Férias também!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário