quinta-feira, 30 de maio de 2013

Você sabe o que a data de hoje representa? Eu não sabia!

Responda rápido e ligeiro: O que comemoramos na data de hoje, o Corpus Christi?

Eu espero...

99,9% responderá: Corpo de Cristo.

Nota-se que eu não quero a definição da expressão latina, mas "o que" se comemora na data de hoje?

Se a Sexta Feira Santa comemora-se a paixão e morte de Cristo, a Páscoa a Sua ressurreição e no Natal, o Seu nascimento; o que simboliza a data de hoje?

O Blogueiro, católico na infância (por orientação materna), reprovado duas vezes no catecismo, e ausente há décadas dos ritos religiosos, obviamente também não sabe a resposta.

Ou melhor, não sabia. E se sabia, tinha esquecido.

Uma rápida olhadela em sites (aqui e aqui), e descubro que:


Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.


É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado.

A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.


Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhado por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.


E então bom Cristão? Ajudou a entender melhor o dia sagrado que você só usa para curtir o ócio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário