segunda-feira, 6 de maio de 2013

Timão no rádio.

Convenhamos: o jogo ontem entre São Paulo e Corinthians não foi dos melhores.

Maltrataram a bola.

É em jogos assim que arrependo de não ouvir no rádio.

Rádio é emoção, imaginação, o locutor nos leva a isso.

Não que exageram, mas o grito emocionado de quase gol narrado pelo locutor nos faz pensar que, de fato, a bola passou "tirando tinta" da trave, quando na verdade foi quase gol porque o chute saiu torto, levando nada mais que algum perigo ao goleiro.

Voltei a gostar de ouvir jogo no rádio graças à rádio CBN.

Aliás, graças especificamente ao narrador Deva Pascovicci, que para mim é o melhor que eu conheço.

A CBN promove além da narração, um show de informações, críticas e comentários (entre comentaristas e repórteres de campo com o locutor), todos em sincronia e com ótimo tempo (sabendo a hora certa e a coisa certa a falar) além de interagir de forma espontânea com os ouvintes, pelas redes sociais.

Mas ouço jogo nesta rádio muito raramente, sempre em jogos do timão, evidentemente,  e ainda assim pelo site da emissora, quando estou no sítio (onde o notebook faz as vezes de rádio) ou em casa, quando o jogo não é transmitido pela TV (aberta ou paga).

Ouvi o 5 x 0 do timão no São Paulo pelo computador de casa.

Mas se hoje a internet auxilia, nem sempre foi assim na vida deste blogueiro.

Recordo com nitidez a primeira vez que ouvi jogo do timão pelo rádio.

Devia ser 1983 por aí, estávamos voltando de Guaíra, já de noite, onde sempre íamos visitar meus avós, meu pai, Corinthiano doente, voltou ouvindo o jogo no rádio da caminhonete.

A viagem não era rápida como hoje, a estrada ainda era de terra (veja só há quanto tempo isso) o que fez com que meu pai ouvisse boa parte do jogo.

Lembro que dormi e acordei com meu pai aos gritos de gol, esmurrando o teto da caminhonete, festejando o gol do "Casão".

Outras lembranças, em intervalos irregulares de lá pra cá.

1993: Voltando de uma despedida de solteiro num rancho, ouvindo o Timão (que voava baixo naquele campeonato) vencer não lembro quem.

1997: Eu estudava em Franca e a final do paulistão contra os fregueses habituais caiu, naquele ano, no meio da semana. Eu assisti ao começo do jogo num boteco esperando o busão e o resto do jogo no rádio de um amigo já dentro do busão.

2012: O 1° jogo da vitoriosa campanha da Libertadores eu ouvi no rádio do carro, voltando de São Paulo onde tive de ir, em virtude da última orientação antes da defesa do mestrado.

Certamente houve outros jogos, mas só me recorde destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário