sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pacto pela Juventude.

Você sabe o que é o Pacto pela Juventude?
Não? Nem eu sabia até hoje.
E talvez, teu candidato nestas eleições também não saiba.
Muito embora tivesse a obrigação de saber.
Trata-se de uma iniciativa proposta pelo Conselho Nacional da Juventude, para que governos Federal, Estadual e Municipal (por meio do conselho municipal de juventude, que não existe em Ipuã e não sei se algum vereador já cobrou sua ausência por meio de requerimento) se comprometerem com as políticas públicas de juventude em suas ações e programas, e aos candidatos a prefeito e a vereadores para que incorporem as demandas juvenis em suas plataformas eleitorais.
O pacto é um termo de compromisso criado pela CNJ e que cada município pode adequar à sua realidade, um documento a ser entregue aos candidatos para assinarem publicamente, comprometendo-se em implementar uma política pública para a juventude de sua cidade.
Tomei conhecimento em razão da divulgação que o Conselho Municipal da Juventude de Guaíra fez, do evento de assinatura a ser realizado na Casa de Cultura da cidade amanhã, com a participação dos 2 candidatos a Prefeito além de 3 candidatos a Vereador de cada candidatura.
Além de assinar, os postulantes ao cargo do Executivo e Legislativo, debaterão entre si e com a plateia, suas propostas acerca da política para a juventude Guairense.
Segundo os organizadores, é uma boa oportunidade para os jovens conhecerem o que pensa e o que pretende, e principalmente, se entendem do que estão falando, as pessoas que governarão a cidade pelos próximos 4 anos.
Achei tão interessante a ideia que, mesmo não votando em Guaíra, amanhã estarei presente ao evento.
E como seria bom se tivéssemos algo assim em nossa cidade.
É o amadurecimento da democracia, sabatinar os candidatos para ver se eles conhecem dos assuntos ou apenas reprisam velhos chavões ou frases de efeito que ouviram de outrem?
Bom seria se profissionais da Educação, da saúde, servidores municipais, também fizessem o mesmo. Uma reunião para ouvir dos candidatos suas propostas, apresentar-lhes reivindicações, um debate entre eles sobre o que é viável para Ipuã e principalmente, que respondessem (ou pelo menos tentassem) as dúvidas de muitos eleitores desta cidade, que não querem empregos, fogos, cerveja ou bandeiras nos postes de energia de suas casa; mas que querem respostas das pessoas que nos pedem votos sobre os assuntos inerentes à administração pública.
Até mesmo para poder distinguir quem merece de quem não merece.

Panfleto que o CMJ de Guaíra distribuiu convidando os jovens a particpar do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário