segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fobias.

Você tem alguma fobia?

Pode pensar eu espero...

Não precisa responder como comentário do post, sei que todo mundo tem, uma ou outra, fobia.

Gosto de conhecer novas fobias e procurar seus nomes.

Coulrofobia, por exemplo, é o medo a palhaços.

Pode parecer bobeira, e talvez seja, mas é impressionante como que tal fobia é comum.

Não chega a ser comum como a acrofobia (altura), claustrofobia (lugares fechados), glossofobia (falar em público) ou aracnofobia (aranha), mas sempre descubro um ou outro que tem aversão aos alegres artistas circenses.

Algumas espécies de aranhas são venenosas, lugares fechados são sufocantes, altura pode ser perigosa e falar em público por expor a pessoa ao vexame, mas... que mal faz um palhaço?

No passado talvez, quando o bordão dos circos dizia: "E o palhaço o que é? Ladrão de mulher!!!".

Para os coulrofóbicos de plantão, convido para uma sessão de cinema, aqui em casa, amanhã, com o filme "Palhaços assassinos".

Brincadeira gente... pode vir que vai ser só o DVD do Patati Patatá.

Mas para não ficar apenas curtindo uma com a fobia dos outros, vou revelar alguma das minhas próprias fobias.

- Tenho medo daqueles insetos barulhentos, que voam trombando na lâmpada e na parede. Não sei o nome daquelas criaturas horrorosas, nem sua espécie, só sei que tenho medo.

Não se trata de entomofobia (insetos), pois minha aversão é específica a estes insetos.

- Assim como tenho medo de mariposa da luz. Aquelas borboletinhas marrons que ficam trombando nas lâmpadas. Minha fobia a elas melhorou depois que conheci a música "As mariposas", de Adoniran Barbosa.

Chama-se motefobia, o medo de mariposas.

-  Tenho medo de estrada que atravessa floresta.

Não sei bem se existe nome, mas deve ser um misto de hodofobia (estrada) com hilofobia (floresta).

Assim como não sei a causa, mas só de imaginar que estarei num carro por uma estrada que corta uma floresta, já fico ansioso.

- Não tenho fobia a sangue (hemofobia), desde que seja sangue dos outros.

Já do meu próprio sangue tenho uma fobia danada (autohemofobia?).

- De cães (cinofobia) não tenho apenas medo, tenho é ódio também.

- Confesso que, junto com George Clooney e Leonardo Di Caprio, sofro de gamofobia.

Outras fobias curiosas que tenho e espero algum psiquiatra denominar (antes de me internar):

- Banheiro de posto de gasolina de beira de estrada (principalmente se for para esperar, no carro, a acompanhante).

- Reportagem sobre economia doméstica.

- O planeta ser dominado (e consequentemente, destruído) pela Monsanto.

- Corinthians perder um título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário