domingo, 9 de setembro de 2012

Eu digo que Rodeio não é esporte!


Sempre escrevi aqui no blog que, entre as atividades que não considero esporte, o Rodeio é uma delas.E sempre recebo críticas pela minha afirmação.
Os que discordam de mim argumentam apenas que exige a necessidade de preparo físico para o seu desempenho e, por essa razão, deve ser considerado esporte.
Eis que ontem, o locutor acabou me dando a confirmação necessária de que rodeio não é esporte.
Ao cair do animal, o peão que disputava com o peão ipuanense o título de campeão, o locutor chamou-o ao centro da arena, pediu salva de palmas e tudo mais e disse algo do tipo que o rodeio não é um esporte de disputa entre homens, mas do homem com o animal e por isso ele não estava perdendo para o peão ipuanense.
Ora bolas, se não é disputa entre homens mas do homem contra o animal, então está confirmado: não é esporte.
Esporte pressupõe uma disputa, por meio de atividade física, entre seres humanos (homens ou mulheres) e após o término, um (ou um grupo) é sagrado vencedor.
No caso a disputa homem x animal não se enquadra como esporte. Assim fosse, teríamos de considerar tourada e farra do boi como esportes.
Que fique bem claro que não estou dizendo que Rodeio é algo ruim, que deva ser extinto ou que não deva ser acompanhado pelos amantes do evento, que por sinal são milhões neste país, público maior que o de jogos de futebol certamente, até porque existem mais de 1.000 festas do peão país afora anualmente.
Só estou dizendo que não é esporte, apenas isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário