terça-feira, 15 de outubro de 2013

Semana Viniciniana - Canções imortais.

Enquanto houver um boteco beira mar, com uma mesa de amigos bebendo, e por eles passar uma bela mulher, haverá quem cantarole os versos iniciais de "Garota de Ipanema".

Composta sob medida (e que medidas?!), esta canção imortalizou a praia, a modelo (Helô Pinheiro) e a música brasileira.

Diz a lenda, uma das canções mais tocadas e mais conhecidas no mundo.

Citar todas as canções imortais do Vinícius seria uma missão impossível, além de inglória: ninguém ficaria satisfeito.

"Faltou esta", "Faltou aquela", mas ninguém diria: "Esta não deveria ter entrado".

Vinícius de Moraes tem seu DNA na Bossa Nova. Ele foi, ao lado de João Gilberto e Tom Jobim, os pais da canção "Chega de Saudade", certidão de nascimento do movimento que mudaria a história da nossa música.

"Eu sei que vou te amar", que durante muito tempo o Blogueiro achou uma incoerência, afinal como pode jurar amor eterno alguém que se casou 9 vezes? Hoje o Blogueiro entende que o amor descrito pelo poeta transcende qualquer união estável e que o amor que ele sentiu por cada mulher era um amor desmedido, sem conta, realmente eterno, enquanto durasse.

"Eu não existo sem você", outra canção cuja letra retrata o amor doação, a entrega total à mulher amada. Canção que com Tom Jobim ao piano, faz o Blogueiro perder a respiração e, caso esteja no jeito, saborear um legítimo scotch (ou bourbon). Talvez a letra mais perfeita da história da MPBA (Música Popular Brasileira para Apaixonados).

"Onde anda você?", ótima para se dançar com a amada ou mesmo ouvir pensando que dança com ela. Letra primorosa, harmonia perfeita (recomendo a versão do Toquinho com a Orquestra Arte Viva (apesar do mestre Toquinho errar a letra, acontece).

"Tarde em Itapoã", deveria ser declarado hino de Salvador.

"Regra 3", canção resposta a todo conquistador. Letra primorosa que trabalha como nenhuma outra o "outro lado da moeda", como fica o homem com o fim de um romance do qual ele foi responsabilizado por este fim.

Faltou alguma?

Com certeza faltaram várias.

Faz assim, diga qual foi que a gente monta uma lista juntos.

Porém aviso, o ofício corre o risco de ser interminável!!!

PS: Até o Suplicy escolheu (e cantou) seu top list.


Nenhum comentário:

Postar um comentário