terça-feira, 29 de outubro de 2013

Curiosidade por letras de músicas.

Entre minhas muitas esquisitices, uma tenho alimentado com especial atenção: a curiosidade por letras de músicas.

Gosto de me apegar em algum detalhe da letra e descobrir a história escondida por detrás dele.

Ou pela letra toda que seja.

Como nasceu? qual o fato gerador? o que significa tal passagem? e por aí vai...

Certa vez, Danilo Gentili perguntou ao Nando Reis o que significava o "segundo sol" que a letra da música dele, gravada pela Cássia Eller.

Na hora que ele fez a pergunta eu levantei do sofá e gritei:

- É isso!!!

Gentili fazia o que eu sempre sonhei em ver outros apresentadores fazendo: perguntando detalhes de músicas.

O cantor Toquinho, além de ótimo músico um grande contador de histórias, sempre (seja em shows, seja na TV) conta uma ou outra curiosidade sobre suas canções. Tem até um livro dedicado a isso, escrito pelo seu irmão e que eu, evidentemente, tenho na estante.

Como os entrevistadores dificilmente perguntam sobre isso, resolvi eu mesmo fazê-lo.

Foram raras as vezes mas quando pude tirar foto com algum artista sempre aproveitei os poucos minutos entre fotos e autógrafos para perguntar alguma coisa.

Foi assim com o Belchior, quando simplesmente empaquei a fila de fãs querendo que ele me explicasse como nasceu a música "Tudo outra vez".

Ele divagou sobre sua trajetória e sobre a alegria do que viveu, e que se lhe fosse dada a chance de voltar atrás ele viveria tudo outra vez etc...

Pensei em falar: "Só isso?! Nenhum fato gerador? mulher? epifania? Nada velho Belchi?!??".

Mas pensei que ficaria inconveniente, aliás como penso que seja inconveniente qualquer interpelação assim, razão pela qual comecei a cada vez menos procurar conhecer artistas em camarins e cada vez mais limitar apenas a foto e dizer que sou fã.

Aliás nem isso.

Não quis ir ao camarim conhecer Zé Ramalho, apesar da comissão organizadora insistir, pois havia sido sugestão minha ao prefeito, pela certeza de que me decepcionaria com um ídolo, pois a imagem que temos dos nossos ídolos nem sempre é a verdadeira.

Além do mais, eu iria perguntar a ele que raio ele quis dizer com "Nem vou me sujar fumando apenas um cigarro. Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom".

Nenhum comentário:

Postar um comentário