sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Uma particularidade de Barretos nesta época do ano

Apesar de todo ano ser da mesma maneira, sempre me surpreendo quando fico sabendo que as aulas em faculdades na cidade de Barretos acabam sendo paralisadas em razão da realização do mais famoso rodeio do país.

Não sei se faz parte do calendário oficial das Universidades, ou se há alguma compensação, se é um acordo tácito ou um paredão inevitável que, por frequente, caiu no senso comum.

Verdade é que os alunos após duas semanas de volta às aulas, param por 10 dias em razão do "Barretão".

É como se houvesse férias 3 vezes no ano.

E como não conheço os meandros regimentais de tal atitude, resta apenas a análise sob o ponto de vista sociocultural.

É de se enaltecer que uma cidade cuja tradição de uma festa é maior que os limites geográficos da mesma, estabeleça um calendário diferenciado de modo a dar suporte à manutenção da tradição.

O mesmo deveria ocorrer no ano que vem, quando teremos a realização de uma Copa do Mundo de Futebol em nosso país, cujo certame realizará parte em período letivo, parte nas férias de julho.

Não sei se alguém já lançou esta ideia mas fica aqui registrada minha opinião de que as férias escolares de 2014 devam coincidir com o período exato da realização a Copa do Mundo.

Compensando com a antecipação do início do ano letivo e a postergação de seu final para cumprir o pressuposto legal obrigatório de 200 dias letivos no ano.

Melhor fazer assim do que fingir que haverá aula em dias de jogos do Brasil ou que o clima de festa nas cidades sede não irão prejudicar o andamento das aulas no período de realização do evento.

Como imagino que tanto o Ministro da Educação como o Secretário de Estado da Educação de São Paulo sejam fieis leitores deste Blog, registro a minha sugestão.

Um comentário:

  1. Realmente amigo

    Sobre o nosso ano da Copa do Mundo, até agora tudo que ouvi, foi uma real confusão de informações. Já ouvi rumores:
    - As férias serão no exato período da copa (12/06 a 12/07);
    - As férias iniciarão na segunda quinzena de junho (15) até a primeira quinzena de julho (15);
    - As férias serão durante o mês de junho, logo as aulas começarão mais cedo (em janeiro) e terminarão mais cedo (novembro);
    - As férias mudarão seu calendário apenas nas cidades-sede dos jogos;
    - Ficará a critério de cada secretaria determinar suas férias.

    De qualquer maneira, só sei que nada sabem.
    Enquanto isso, ficamos apenas na expectativa para saber se assistiremos ou não os jogos ao vivo da seleção.

    P.S.: Eu fui aluno em Barretos, e realmente, o período da Festa é um "segundo período de férias". Adorávamos o mês de agosto devido a este fato. Mas não me lembro de reposição em relação a isso.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir