domingo, 25 de agosto de 2013

Nos palanques da vida.

Foi com grande satisfação que contribuí quando Vereador para a realização de um dos projetos mais interessantes, do ponto de vista de fomento à cidadania, daquela Legislatura: A Câmara Mirim.

Eu já havia comentado com o então Presidente da Câmara sobre a possibilidade da realização de um concurso municipal nas escolas onde por meio de uma redação, 11 alunos fossem escolhidos para, durante 1 ano, ocupar uma vaga em um Legislativo Municipal Jovem, a exemplo do que faz a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Minha ideia veio ao encontro de uma ideia do Presidente da Câmara de criar uma Câmara Mirim, no caso, escolhida pelo voto direto dos alunos das escolas e assim trabalhar a questão da participação nos jovens.

Na ideia dele, seria realizada uma eleição nas escolas públicas e particulares do município onde cada uma escolheria seus representantes para o ano seguinte.

Estes representantes aprenderiam quais são as funções de um vereador e teriam direito a elaborar requerimentos pedindo melhorias parta suas escolas e até mesmo para questões que afetassem suas vidas, como falta de lazer, esporte etc...

Nada melhor que um jovem para saber o que o jovem precisa.

Um excelente projeto do nosso Presidente, que não mediu esforços em realizá-la, contornando com diplomacia alguns problemas que tivemos na época.

E desta forma nasceu o Projeto Vereador Mirim, projeto de iniciativa e responsabilidade do Legislativo Ipuanense, que durante anos, com a ajuda das escolas, mobilizou jovens em torno de eleição e participação na vida política do município.

Na ocasião do seu lançamento, vários veículos foram convidados para cobrir o evento, inclusive a emissora televisão regional, ausente naquele dia (para variar, pois só aparece por aqui quando as novas não são boas).

Curioso como um projeto inovador simplesmente foi abandonado sem que nenhum cidadão tenha reclamado nas mídias sociais.

O que reforça minha teoria de que reivindicações são cada vez mais, atos políticos partidários que um ato de defesa dos direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário