terça-feira, 27 de agosto de 2013

Da moda do "otro".

Das muitas expressões típicas de Ipuã (se não exclusivas, mas muito usuais na linguagem de nossa cidade) as duas que eu mais gosto são: "Da moda do otro" e "que eles fala".

Assim mesmo, com erro de concordância e tudo mais, afinal utilizá-las dentro das normas da língua culta não teria graça.

Vai me dizer que ouvir "da maneira do outro" ou "que eles falam" não te soaria estranho?

A primeira expressão é usada como uma maneira do interlocutor mostrar distanciamento do objeto, do fato ou da citação. Algo como: isso não é comigo, uma outra pessoa quem disse.

Em suma, a expressão "da moda do otro" atua como um i.i.s. (índice de indeterminação do sujeito), da mesma maneira que usar o "-se".

Já a segunda expressão, utilizada para conferir à informação transmitida, ares de senso comum.

Curioso como esta expressão geralmente é antecedida por "é o tal do".

Um conhecido, certa vez, relatando que sentia muito sono em determinada hora do dia, me disse: "É o tal do sono da morte que eles fala".

Como que dizendo que a teoria do "sono da morte" não era coisa dele, mas algo presente no inconsciente coletivo, ou na tradição popular.

Confesso que quando estava em São Paulo semanalmente, eu ficava com vontade de usar tais expressões só para ver a reação das pessoas e te a chance de lhes apresentar curiosidades do falar da nossa região. Mas o medo de ser tratado como chacota e não como um curioso das vicissitudes linguísticas regionais, sempre me impediu de fazê-lo.

Pensei também em traduzi-las para o inglês e assim usá-las em Nova York; mas na falta de uma tradução melhor, acreditei que o literal, "The way the other" e "They speak", ficaria muito estranho aos ouvidos dos gringos.

Aceito sugestões para viagens futuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário