segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Estão estragando a minha infância.

Dos personagens de Maurício de Souza, o Chico Bento sempre foi o meu preferido.

Talvez pela identificação com o mundo rural, típico da zona rural das cidades do interior paulista, muito embora as histórias do Chico passassem em um ambiente muito mais caricatural que realista.

Mas acompanhar um personagem que viva na roça trazia em mim um certo ar de familiaridade.

Deixei de ler gibi há anos, mas o apreço pelo Chico Bento continuou.

Até cheguei a me perguntar por onde andaria o simpático caipira, e ao pesquisar, descubro via uol (aqui) que o Chico Bento cresceu, saiu da roça, perdeu o sotaque caipira e foi estudar agronomia na cidade.

Pelo menos é o que indica a nova saga do personagem que será lançado pela editora panini em breve.

Imagem de "Chico Bento Moço" indo para a universidade de ônibusA exemplo do que aconteceu anos atrás com Mônica, Cebolinha e Cascão, que ganharam uma versão mangá de seus quadrinhos, agora é a vez do Chico Bento ficar moderno, atualizado, enfim, aquilo que chamávamos antigamente de agroboy.

Não sei por quais caminhos trilharão suas aventuras nesta nova fase, mas nas minhas piores conjecturas seria algo assim:

Chico com uma Hilux, ou F250, no mínimo uma S10, totalmente equipada com rodas estilizadas e som potente onde ouve Luan Santana, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus.

Na escola quando criança (único personagem de Maurício de Souza a ter histórias passadas dentro de sala de aula) era mau aluno e não deve ser diferente agora. As notas baixas de outrora, sendo substituídas por DPs na faculdade.

Faculdade que vez em quando Chico mata algumas aulas, não mais para roubar goiabas ou nadar no riacho, mas para beber em algum boteco no entorno.

A velha camisa xadrez e calça rasgada na canela, substituídas por Hollister e Tommy Hilfiger. E os pés no chão, agora calçados com botina feita sob encomenda, em Barretos.

Aliás a própria cidade de Barretos poderia ser cenário para suas novas aventuras.

Chico no Barretão, bebendo Smirnoff Ice ou whisky com energético, frequentando a Festa do Patrão ou o Camarote da Brahma.

O Saci Pererê, a Iara, o Lobisomem, a Mula Sem Cabeça, nada mais fará parte da vida do Chico Bento.

Nem a Rosinha, sua paixão primeira, fará mais parte da vida dele. A bela guria da infância será sucedida por uma sequência de piriguetes, atraídas pelo status de estar com o "carinha descolado da facul, aquele que tem uma Hilux e não perde uma festa".

Não sei se as novas histórias serão assim, até penso que não, mas seja como for, fica a sensação de que estão estragando a minha infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário