segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Letras nada a ver.

Escrevi aqui outro dia sobre a música da "Pantera cor de rosa" da dupla Munhoz e Mariano e o quanto esta letra me fez refletir sobre a má qualidade da música brasileira atual.

Nada a ver com o gênero, como as críticas que faço ao Funk, onde por extensão, todas do estilo me são repugnadas.

É que a letra que fala da pantera cor de rosa realmente é um desastre e nem o ritmo eu acho aproveitável.

Mas meu negócio é com letra.

Até por ser professor de Literatura, minha atenção quando ouço uma música é na qualidade literária que a mesma possui.

Riqueza de figuras, metrificação, rima e principalmente, a mensagem que a música transmite, ou pelo menos o significado de suas palavras.

Segue abaixo, algumas canções cujas letras não me agradam:

01. Vidro fumê, de Bruno e Marrone.

A história é a seguinte.

Um cara recebe uma "fita" de que a mulher dele estaria lhe traindo.

O cara a segue para dar um flagrante e confirma a traição, ao vê-la entrando em um carro importado de vidro fumê (insufilm).

Até a í tudo bem, casos de traição são motes comuns na música sertaneja.

O que me tira o sono é o desfecho: Ele a espera chegar em casa para... ter mais uma noite de amor.

"Foi a última noite de amor da gente", encerra o corno.

02. Coisa de amigo, de Chitãozinho e Xororó.

Novamente um conflito amoroso.

Mulher discute com marido e sai de casa.

Ele chateado, telefona para o melhor amigo para desabafar e dizer que a esposa o abandonou.

Eis que ao invés de conselhos, ouve do "amigo" que ela não só saiu de casa como está na casa dele (do "amigo") e que eles se amam e vão ficar juntos.

E o corno chora porque ainda a ama e não consegue viver sem ela.

Conclui: "Até meu cachorro me vendo chorar, chorou comigo".

O cachorro não deveria chorar, mas morder este idiota, isso sim.

E outra: o título diz "coisa de amigo", levar chifre é coisa de amigo??? 

03. Chocolate, de Luan Santana.

Primeiro que não há letra, mas uma colagem daquelas que adolescente faziam em diários com uma mensagem criptografada valendo de embalagens de chocolates, balas, chicletes, etc....

Segundo que é merchan puro e simples. Citar nomes de vários chocolates do mercado (alguns forçando barra para fazer sentido) em uma letra nada a ver.


E nem vou falar das letras sem letras, tipo:

- Tchê tchê rerê tchê tchê.
- Eu quero tchu eu quero tchá.
- Bará bará bará berê berê berê.
- Eu sei fazer o lê lê lê.
- De te colocar no colo e fazer o tchá tchá tchá.

Faltou alguma?

Opine no blog!

2 comentários:

  1. Faltou essas músicas em que os autores são uns verdadeiros poetas ... Israel Novaes (rei das pérolas musicais)
    -Alô vó? Tô estourado
    Vó tô estourado
    Vó tô estourado
    É mulherada, eu tô largado...

    -Se eu te pego ãh
    Se eu te beijo ãh
    Se eu te pego ãh ãh ãh ãh ãh

    -Botei quatro rodão, suspensão à ar, vidro fumê, teto solar,
    Power dvd, gps pra rodar, botei banco de couro e um turbina pra voar
    A mulherada quer
    A mulherada gosta
    A mulherada pira no israel Novaes de costa ...

    Bem é isso, mais alguns lixos musicais do nosso Brasil... nem vou entrar no assunto "bonde das maravilhas", aí já é demais!

    ResponderExcluir
  2. Faltou o lixo do "Morango do Nordeste", que, apesar de não ter letra nenhuma, foi a música mais gravada naquele ano e ainda entrou pro "Guiness Book".

    ResponderExcluir