domingo, 10 de fevereiro de 2013

De outros carnavais - Parte 03.

Sou do tempo em que havia "grito de carnaval", não só em Ipuã mas em toda a região.

Caso não saiba, grito de carnaval era um evento festivo na semana que antecedia o carnaval. Geralmente aos sábados, o grito abria oficialmente o carnaval daquele ano.

Era uma espécie de "Galo da Madrugada" do Nordeste Paulista.

Confesso não recordar de nenhuma ida minha a um grito carnavalesco, aliás o mais próximo que cheguei foi uma vez em que fui, de carona pois não tinha carro nem CNH, a cidade de Guará com outros 2 amigos e naquele dia ocorria por lá o famigerado grito.

Eu quis muito participar, porém os amigos alegaram que ir a um baile de carnaval usando calça jeans não combinaria. Nunca entendio bem essa ditadura, ou devo dizer bullying da moda de que não se deve pular carnaval de calça jeans.

Seja como for, o "Grito" era tão aguardado quanto o próprio carnaval, embora não houvesse diferença entre eles. Acredito que tratava-se mais de uma desculpa para ter 1 dia a mais de carnaval, mesmo que 6 dias antes.

O carnaval público assassinou o Grito de Carnaval.

Fica aqui uma sugestão para a Administração Municipal para no ano que vem, caso realizem carnaval popular evidentemente, que promovam o "Grito"; seja como forma de reavivar a memória dos saudosistas, seja para compensar a falta da folia neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário