sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Agendas*.

*Título corrigido.

Começo de ano (letivo), e eu procuro uma agenda para tentar me organizar neste 2013 que será de muito trabalho.

Procuro as agendas disponíveis na prateleira de uma conhecida livraria e papelaria de Ribeirão Preto.

Umas, formais demais; outras, descoladas demais. Entre grandes e pequenas, caras e baratas, encontro uma do tipo que havia visto uma vez, com um professor nos tempos de faculdade: agenda semanal.

Não se trata de cada dia do ano em uma página, mas a semana toda nas duas páginas. Você abre a agenda e sua semana escancara na sua frente, com todos os compromissos agendados.

Meu grande problema com agenda sempre foi o seguinte: se um compromisso é no dia 10, eu só fico sabendo no dia 10 quando resolvo olhar a agenda. Não tenho o hábito de, ao encerrar o dia, olhar o dia seguinte.

Invariavelmente, perdia compromissos.

Uma agenda semanal resolve, quase todos, os meus problemas com agendamentos.

Mas uma boa agenda que se preze, tem alguns requisitos básicos:

- Achar que a gente chegou no mundo hoje, explicando fusos horários, pesos e medidas, capitais, etc... Fico feliz em saber que 0ºC continua sendo 32F, e que nos EUA devo comprar um Nike tamanho 8,5.

- Trazer as datas comemorativas de cada dia, mesmo que na maioria das vezes não nos interessa em nada. Hoje, por exemplo, é dia do Publicitário. Parabéns Washington Olivetto.

- Anotar os dias da semana em outras línguas, além do português. Geralmente em Inglês e em Espanhol. Segunda Feira - Monday - Lunes.

- Calendário anual do ano anterior e do posterior. Talvez uma maneira de nos deixar pensando no futuro, porém preso ao passado.

Mas o que a gente mais gosta de fazer nas agendas e calendários, é olhar os feriados do ano, bem como as, inevitáveis, "pontes".

E a gente aproveita que tem calendário do ano que vem e aproveita para ver como será, em termos de feriados, o próximo ano.

Se você já fez isso, deve ter percebido que tanto 2013 como 2014 não serão generosos para a nossa ociosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário