domingo, 28 de outubro de 2012

Nos palanques da vida.

Por onde anda a Câmara Mirim?
Aquela iniciativa interessante, executada pela Câmara Municipal, criada na Legislatura em que tive o prazer de fazer parte (2001 - 2004), e que era uma verdadeira aula de cidadania, civismo e participação da garotada das escolas da cidade, fossem elas municipais ou particulares.
Só recentemente me dei conta de que há um bom tempo não temos mais as eleições que mobilizavam a garotada.
Recordo do alvoroço que foi nas escolas quando o Projeto foi aplicado.
Confecção de "títulos", mais tarde substituídos pelas próprias carteirinhas dos alunos, candidatos mobilizados e uma série de requerimentos e indicações que refletiam os interesses desta parcela da população que nem sempre se faz ouvida.
Na Câmara Mirim eles tinham voz.
Sempre achei que tal iniciativa seria a porta de entrada para os nossos futuros governantes, que alunos seriam inspirados em, após esta participação sutil na vida pública da cidade, tomassem gosto pelo negócio e sonhassem em um dia ser Vereador ou quem sabe Prefeito desta cidade.
Quem sabe não seria este projeto o estopim para o surgimento de grandes líderes?
Ou pelo menos de cidadãos mais conscientes, conhecedores dos seus direitos, cumpridores de seus deveres; sabedores dos meandros da política e eleitores mais espertos no futuro.
Enfim, no mínimo este projeto formava cidadãos.
Talvez pelas razões acima descritas é que tenha acabado.
Viva a ditadura!
E como a volta deste Projeto não foi tema da campanha de nenhum candidato a Vereador (pelo menos não vi algum levantando esta bandeira), fica a incerteza se o teremos novamente nos próximos 4 anos.
Aliás, fica aqui meu pedido à próxima Legislatura (2013 - 2016) que reative tal Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário