Um bimestre mágico, pois transforma em matemáticos todos os alunos com problema de notas.
Mesmo aquele que conhece pouco a matemática, já está craque nas operações de somar e dividir, sabendo direitinho quanto precisa tirar em cada matéria para escapar da recuperação, ou escapar do exame, ou da reprovação.
O curioso é que a gente avisa o ano todo: tirou nota vermelha? tenta recuperar no bimestre seguinte, não deixe para o último.
Mas a maioria acredita que o 4º bimestre é redentor, que nele a nota que não veio nos 3 anteriores, virá como que por encanto.
Costumo relacionar a nota com dívida. A média nas escolas em que leciono é 6,0; portanto se o aluno tirou 5,0 no 1° Bimestre, ele me "deve" 1 ponto. Terá 3 bimestres para "pagar" a dívida.
E se por acaso tire, no 2° bimestre, outro 5,0, agora ele terá apenas 2 bimestres para "quitar" um déficit de 2 pontos. Terá que tirar 7,0 e 7,0, por exemplo.
Eis que alguns fazem a proeza de chegar no 4° Bimestre "devendo" 12 pontos, no que eu lhes pergunto: como este aluno vai tirar nota 12,0?
Não tem como, este irá para exame, onde terá de estudar a matéria do ano todo e tirar uma nota azul se quiser passar de ano.
Caso contrário, reprova!
E não foi por falta de aviso.
Recordo que quando aluno, meus pais - e eu, é claro - sabiam direitinho as matérias em que eu estava mal e me fazia estudá-las.
Já fiquei para recuperação, já sofri para tirar nota pra passar de ano, já passei apertado em algumas matérias, porém nunca tive o dissabor de reprovar, ou bombar de ano, como diziam no meu tempo.
Mas eram outros tempos,
outras escolas, outros professores, outro sistema, outros pais, outros alunos...
Curioso como hoje até o
verbo bombar deixou de ser algo ruim, pejorativo e se tornou algo bom, de
grande alegria, divertido.
Parem este mundo maluco que eu quero descer!!!
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