Mais uma vez uma aluna da cidade figurou
entre os 10 finalistas do Projeto EPTV na Escola.
Na edição de 2012, a aluna Adriana Brandão
da Silva, da EMEF Prof. Monir Neder, aluna da Profª Giovana S. do Nascimento
Ulian, ficou com o 2° lugar mantendo a tradição de boas participações no
Projeto realizado pela emissora regional e que nossa cidade apresenta um
excelente histórico de boas participações.
Aliás, defendo que a EPTV deveria criar um
ranking, instituindo pontos para cada colocação. Acredito que nossa cidade
ficaria fácil entre as 3 primeiras.
É curioso ver a mobilização das escolas em
torno deste projeto.
Quando fui Diretor do Depto de Educação,
todas diretoras e professoras envolvidas no projeto me procuravam cheias de
ideias para poder desenvolver o projeto: palestras, filmes, horários especiais,...
Atendi a tudo o que estava em meu alcance.
Inclusive "afastei" professoras,
sem perdas salariais evidentemente, para ficar exclusivamente por conta do
Projeto na reta final da elaboração das redações.
Foi aí que comecei a perceber o quanto o
currículo escolar das apostilas massificadas engessa atividade docente.
Escolas e Professores envolvidos com um
Projeto tido como prioridade, e a necessidade de cumprir o conteúdo da grade
curricular sob pena de ter matéria atrasada e prejudicar o andamento do ano
letivo.
Penso que deveríamos ter um material mais
flexível, moldado de maneira a atender às necessidades do município e as
especificidades de cada escola e não uma apostila onde o ensino municipal tenha
que se adaptar a ela.
Como já escrevi neste blog, no mês de julho
numa série de 3 artigos denominada "Caminhos da Educação".
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