domingo, 21 de outubro de 2012

Nos palanques da vida.

Mais uma vez uma aluna da cidade figurou entre os 10 finalistas do Projeto EPTV na Escola.
Na edição de 2012, a aluna Adriana Brandão da Silva, da EMEF Prof. Monir Neder, aluna da Profª Giovana S. do Nascimento Ulian, ficou com o 2° lugar mantendo a tradição de boas participações no Projeto realizado pela emissora regional e que nossa cidade apresenta um excelente histórico de boas participações.
Aliás, defendo que a EPTV deveria criar um ranking, instituindo pontos para cada colocação. Acredito que nossa cidade ficaria fácil entre as 3 primeiras.
É curioso ver a mobilização das escolas em torno deste projeto.
Quando fui Diretor do Depto de Educação, todas diretoras e professoras envolvidas no projeto me procuravam cheias de ideias para poder desenvolver o projeto: palestras, filmes, horários especiais,...
Atendi a tudo o que estava em meu alcance.
Inclusive "afastei" professoras, sem perdas salariais evidentemente, para ficar exclusivamente por conta do Projeto na reta final da elaboração das redações.
Foi aí que comecei a perceber o quanto o currículo escolar das apostilas massificadas engessa atividade docente.
Escolas e Professores envolvidos com um Projeto tido como prioridade, e a necessidade de cumprir o conteúdo da grade curricular sob pena de ter matéria atrasada e prejudicar o andamento do ano letivo.
Penso que deveríamos ter um material mais flexível, moldado de maneira a atender às necessidades do município e as especificidades de cada escola e não uma apostila onde o ensino municipal tenha que se adaptar a ela.
Como já escrevi neste blog, no mês de julho numa série de 3 artigos denominada "Caminhos da Educação".

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