terça-feira, 29 de maio de 2012

Procura-se um vice desesperadamente.

O Jô Soares, nos tempos do "Viva o Gordo", tinha um quadro que tirava sarro na situação dos vices no país.
Era um político que constantemente era convidado a ser candidato a vice e repetia bordões como: "Já viu rua com nome de vice? Escola com nome de Vice? Vice não quero ser" e "Tirante o Aureliano, que fala, Vice não fala nada".
O Aureliano em questão, era Aureliano Chaves, Vice Presidente da República na época.
Claro que essa imagem do vice estático é algo presente apenas no anedotário político popular. A história recente do país tratou de dar aos vices a devida importância.
Sarney, Itamar Franco e Kassab, foram vices que viraram titulares.
Marco Maciel foi a bênção e a maldição de FHC.
José Alencar foi o melhor vice que poderiam ter escolhido para o Lulla.
E Michel Temer, bom, Michel Temer é casado com a Marcela, o que por si só já deveríamos agradecer.
Na Santana dos Olhos D'água, definidos os pré candidatos, que até prova em contrário serão candidatos, os partidos se desdobram pra escolher seus vices.
Exigências partidárias (inclusive, de Diretório Estadual do partido), poder financeiro, capacidade de agregar, capital político, ... várias são as variáveis utilizadas na escolha do vice.
Já vivi essa emoção: correr as listas de filiados dos partidos da base aliada garimpando algum bom nome para compor a chapa. Afinal, não se pode mais filiar alguém para ser candidato, o prazo expirou em outubro de 2011.
Sei que é o que todos devem estar fazendo no momento.
O mais curioso é que mesmo sabendo que teriam candidatura própria, por que os partidos não buscam nomes para compor chapa filiando eleitores durante o período permitido?

3 comentários:

  1. Me lembro muito bem desse personagem e ria muito com ele, da altura dos meus sete anos de idade! Os argumentos para não aceitar a Vice sempre eram temáticos, em ordem decrescente: "Você já viu estádio com nome de vice? Ginásio com nome de vice? Campo de pelada com nome de vice? Mesa de sinuca com nome de vice? Tabuleiro de xadrez com nome de vice? Então, se não posso ser prefeito, vice não quero ser!"

    ResponderExcluir
  2. Por favor, qual o nome desse personagem?

    ResponderExcluir