domingo, 20 de maio de 2012

Nos palanques da vida.

Até hoje sou lembrado por algumas frases, que disse em palanque durante minha 2ª campanha pra Vereador.
Em um comício certa vez, cansado de ver os adversários atacarem com ofensas o nosso candidato a Prefeito, chegando à baixaria de xingá-lo mesmo, como a ordem era não revidar, não me contive e usei a seguinte frase:
"Ninguém atira pedra em árvore que não dá fruto".
A frase, evidentemente, não é minha. Trata-se de um dito popular que vez por outra entra em desuso.
Naquele momento foi a minha resposta, educada já que não queríamos nos igualar ao baixo nível das palavras de pessoas incitadas por seus mandatários a nos ofender em palanques.
E em um dos últimos comícios de uma campanha o clima estava tenso. Rumores de compra de votos com cestas básicas, churrascos e mesmo dinheiro vivo, pipocavam nos 4 cantos da cidade.
Mas como o flagra é muito difícil e acusar sem provas seria algo temerário, alguns candidatos da nossa coligação pediam para as pessoas aproveitarem mesmo o que os adversários ofereciam, porém que votassem em nós.
Houve até quem sugerisse isso em palanque.
Embora seja uma tática criativa, afinal não se impede as pessoas de receber agrados, mas não achava correto incentivar a corrupção, ainda que penalizando o corruptor.
Eu tinha de ser conscientizador de que a compra de votos é algo ruim para o eleitor. Mas não podia ser didático, pois em palanque fica chato e as pessoas param de prestar atenção.
Eu queria transmitir a seguinte mensgaem: sobre a perda dos direitos dos cidadãos que vendem seus votos, pois quem compra, não necessita prestar contas parfa ele sobre seu mandato, afinal comrpou e pagou pela mercadoria.
E foi no meio de um discurso sobre a compra de voto que eu disse:
"Voto não tem preço, tem consequência".
Outra frase que não é minha, que devo ter lido em algum lugar em algum momento da minha vida e que naquele momento, de improviso, veio fechar tudo o que eu havia dito.
Aliás, uma frase bem atual se levarmos em conta a proximidade de mais uma campanha municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário