terça-feira, 1 de maio de 2012

Feliz Dia do Trabalho.

Se você é um trabalhador Brasileiro, Feliz Dia do Trabalho para você.
Trabalhador que o IBGE chama de "Ocupados" e de "Desocupados".
Desocupados???
Eu explico...
Ocupados, são aquelas pessoas que possuem um emprego. Enquanto desocupados, são as pessoas que não têm trabalho no momento, porém estão dispostas a trabalhar e buscaram trabalho no último ano (fichas em empresas, envio de currículos, busca em jornais...).
Se você não trabalha e também não está procurando emprego, você não é nem ocupado, nem desocupado. É um vagal, como dizia no meu tempo.
Na Física, Trabalho é a medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.
No dicionário, Trabalho é o exercícios material ou intelectual para fazer ou conseguir alguma coisa.
Assim sendo, quando escreve, o Blogueiro está trabalhando, ainda que nem todos pensem dessa forma. Trabalho escolar também se encaixa nesse exemplo.
No capitalismo, Trabalho é o esforço que se faz para acumular capital. Por isso chamam os índios de preguiçosos, pois o índio visa a autossubsistência e não a acumulação. Produz apenas para sobreviver, e não para sobrar, vender, lucrar.
Nessa linha, trabalho voluntário não deveria ser chamado de trabalho.
Marx diferenciava Burguês, de Proletário, como sendo o primeiro, o dono dos meios de produção; enquanto o segundo, aquele que vendia a sua força de trabalho.
Segundo Marx, havia também o Lumpemproletariado, uma divisão abaixo da linha do proletariado, formada por pessoas desprovidas de consciência crítica, muitos deles, pessoas que não procuravam emprego. Uma forma educada de chamá-los de... vagal.
Trabalho também é sinônimo de "encrenca".
A mãe vira e fala sobre a filha: "Essa menina me dá um trabalho".
Chega de falar de trabalho, não quero estragar essa preguiçosa terça feira de ociosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário