sábado, 12 de maio de 2012

Com o giz na mão.

Sou avesso às tendências em Educação.
Houve um tempo em que a palavra de ordem na educação era "o aluno precisa aprender a aprender", ou como é citado no clássico Sociedade dos Poetas Mortos (EUA, 1989), "Educar é ensinar a aprender sozinho".
Pronto, parece que os educadores que levantaram essa bandeira (vendendo livros e dando palestras) haviam descoberto a pólvora.
Depois vieram a época dos professores "showmen".
Aqueles que em cada assunto introduzido, sempre tinha uma piadinha, uma gracinha, até musiquinhas eram usadas para decorar fórmulas etc...
Já quis ser assim, aliás, já tentei ser assim, nada contra, mas não gostei do resultado.
Pra mim não deu certo, mas evidentemente que muitos professores conseguem achar o time ideal para ensinar com bom humor, e isso sim é digno de elogio. Sou contra é a tendência, que faz com que professores tentem fazer, para serem aceitos pelos alunos, algo que não é de sua própria natureza.
Eu me limito a tentar ser agradável, sem gracejos. Piadas, quando surge oportunidade, faço questão de ser as mais sem graças possíveis, afinal é assim que me divirto.
Depois veio a bandeira dos "contadores de histórias".
Professor bom era aquele que se transformava em Sheherazade e fazia das suas aulas, uma eterna "1001 noites".
Mais recentemente, tivemos o modismo do "trabalho diferenciado" em sala de aula. Ainda que pouca gente conhecesse na teoria, todos se diziam práticos desse tipo de trabalho.
A bola da vez é o "encantamento". O professor tem de encantar o aluno.
O curioso é que não vejo essas tendências, por exemplo, na medicina.
Já pensaram um médico ter de contar historinhas para convencer o doente a tomar o remédio? Ou pior, ter de encantar o paciente para esse aceitar o tratamento?
Mantidas as devidas proporções, o aluno é o paciente, eu sou o médico e o que ensino a ele, é o remédio para a sua doença.
Não faço a menor questão de seguir tendências.
Quero ensinar, e quero que o aluno aprenda, apenas isso. Não é pedir muito vai?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário