domingo, 29 de julho de 2012

Londres/12: Paul McCartney. E no RJ/16?

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres optou pelo ex Beatle, Paul McCartney como o artista que embalou a abertura das Olimpíadas na capital Inglesa.
E ele não foi escolhido a toa.
Trata-se do maior nome da música inglesa ainda em atividade.
A 4 anos da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, começa a especular-se qual artista brasileiro caberá tamanha honra.
Como se não bastasse a vergonha que passaremos no que tange ao superfaturamento de obras e à desorganização de aeroportos e transporte público, fica meu temor que algum Luan Santana da vida seja escolhido para representar nossa cultura musical.
E por Luans Santanas, incluem-se: Gusttavo Lima, Michel Teló, Ivete Sangalo, Claudinha Leitte, etc...
Nada contra, até gosto de alguns dos artistas citados e outros tantos subentendidos, apenas não acho que eles sejam a representação da nossa música brasileira.
Assim como Paul McCartney é o maior artista Inglês em atividade, inclusive já condecorado com o título de Cavaleiro do Trono Inglês, atendendo desde então pelo nome de Sir Paul McCartney, o Brasil deveria escolher alguém que tivesse, para a nossa música, a mesma importância que o ex Beatle tem para a música britânica.
Além disso, algum artista que tenha carisma e bom reconhecimento internacional. Cantando canções suas e também clássicos da nossa música mundialmente conhecidos como "Garota de Ipanema" (afinal os Jogos serão no Rio) e "Aquarela do Brasil" (um elogio à brasilidade).
Nada de "Assim você me mata" ou "Quero tchu quero tcha", pois precisamos mostrar ao mundo que temos senso de ridículo.
Como tenho certeza que o Comitê Olímpico Brasileiro deve ler esse Blog diariamente, vai aqui a minha sugestão.
Pensei inicialmente no Olodun, pela representação da miscigenação cultural do nosso país. Mas achei regional demais, tem de ser um artista nacional de fato.
Chico Buarque? Elitista demais.
Caetano Veloso? Embora Baiano radicado no RJ, é marcado pela criação de uma ode a São Paulo, cidade rival à sede olímpica de 2016. Além do mais ele já foi vaiado no RJ uma vez.
Toquinho? Paulista demais, embora um dos poucos expoentes da Bossa Nova ainda em atividade.
Milton Nascimento? Mineiro demais.
Ivete Sangalo? Baiana demais e nunca conseguiu emplacar um sucesso no exterior.
O jeito é apelar e "copiar" Londres 2012.
Se a capital Inglesa usou um Cavaleiro do Trono, utilizemos nós também da nossa Monarquia.
Minha sugestão: Rei Roberto I.
Roberto Carlos cantaria várias de suas imortais canções e ainda, Garota de Ipanema e Aquarela do Brasil.
Pode até, quem sabe, dividir o palco com vários dos nomes acima citados, mas que fique claro, todos orbitando ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário