quinta-feira, 26 de julho de 2012

Hoje é dia da nossa Padroeira.

Hoje é 26 de Julho, Dia da N. Sra Santana, padroeira de Ipuã.
Ipuã que nunca é demais lembrar, chamava-se Santana dos Olhos D'água, pois era comum na época batizar os povoados com um nome religioso (geralmente o santo do dia) e alguma peculiaridade geográfica.
No nosso caso, Santana e a grande quantidade de minas d'água, como se fossem olhos, existentes na região. Assim como São Joaquim (santo) da Barra (córrego da Barra), Corredeiras de São Sebastião (Guaíra) e por aí vai.
Sou curioso em saber o que aconteceu no dia 26 de Julho quando batizaram o então vilarejo: 1ª casa? construção da igreja? 1ª missa? 1ª vez que tiveram a ideia de denominar o povoado?
Seja como for, a opção em denominar o povoado homenageando a Avó de Jesus foi a escolha dos nossos antepassados. E pela proximidade com o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, aqui na cidade ocorre na data de hoje, a tradicional bênção dos carros.
Que o Blogueiro gostava de ir quando adolescente só pelo prazer de poder dirigir correndo pouco risco de ser flagrado pela política. Hoje, já adulto e cansado de dirigir, não levo carro pra benzer faz anos.
Outra curiosidade é a influência da Igreja Católica na colonização do nosso país. Ainda no século XIX, passados 4 séculos da nossa "descoberta", a Igreja ainda exercia seu poder a tal ponto de denominar cidades pelo interior do Brasil.
A fundação da nossa paróquia é de, pasmem, 1849. Como a Igreja Católica criava paróquias entre 5 a 10 anos após as primeiras casas construídas, ou seja, quando o vilarejo começava a tomar forma, nossa cidade teve sua origem na primeira metade do Novecento.
Hoje, dentro dos princípios da tolerância e pluralidade religiosa, acredito que outras religiões também deveriam ter um dia no ano voltado para homenagens a algum de seus dogmas. Sem contudo, que tal dia fosse feriado.
Taí, se um dia eu voltar a ser Vereador, esta seá uma das minhas proposituras aos pares da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário