domingo, 15 de julho de 2012

Quando algum candidato falar sobre Educação.

Em época de eleição, Educação vira um dos pilares no discurso de 10 entre 10 candidatos.
Entre promessas vazias e planos mirabolantes, todos, num passe de mágica, até quem não entende rigorosamente nada do assunto, ressalta a importância da Educação e a sula luta para, caso eleito, melhorar a qualidade do ensino público.
Nas nossas eleições municipais não será diferente.
Seguem abaixo algumas dicas para você questionar os candidatos que porventura e certamente aparecerão com o seguinte discurso:
* "Vou trabalhar para melhorar a Educação", "Quero investir mais nessa área", "Quero que todos tenham uma Educação de qualidade",...
- Essas propostas evasivas são típicas de candidatos que não sabem o que vão fazer caso eleitos.
- Por não saberem, alguns recorrem à tática de deixar para você imaginar o que ele fará, uma vez que ao falar em melhorar, cada um de nós pensa em algo e ele não disse absolutamente nada de concreto.
- Para candidatos assim, questione: Exatamente o que você pretende fazer?
- Ou procure conhecer um pouco melhor sobre Educação (estou à sua disposição) e questione: "Mas no caso específico do ...., como pretende fazer?".
- Propostas evasivas, sem conteúdos são as mais recorrentes nessa épóca, cuidado!

* Há aqueles que, pensando ser mais esperto que a esperteza, apresentam-se com propostas prontas: "Vou melhorar o transporte universitário", "Vou melhorar a merenda", "Quero dar aumento de salário aos professores".
- Novamente fica o conselho para que você, eleitor, conheça melhor a realidade do nosso município e questione-os: "Vai comprar mais ônibus?", "Melhorar de que maneira a merenda?", "Vai dar aumento maior que os dados pela atual administração?”.
- Ou se quiser ser mais específico: "De onde pretende tirar o dinheiro para o aumento no salário?", "A atual Administração concedeu reajustes anuais ao longo dos 8 anos, você pretende fazer o mesmo e melhor?".

* Se o candidato já tiver sido ou ainda é ocupante de cargo eletivo (vereador, por exemplo), questione:
- "O que você fez para melhorar isso ao longo do seu mandato?".

São breves perguntinhas que podem ajudá-lo na hora de escolher seu voto.

PS: O Blog fica sem atualização nessa segunda e terça feira, para voltar na quarta com uma série de considerações sobre Educação em Ipuã.
Até lá.

Um comentário:

  1. Realmente, é algo interessante para se recomendar Orandes.
    Na minha simples e humilde opinião, a grade de vereadores deveria ser composta por profissionais das mais diversas áreas (professores, advogados, engenheiros, médicos, economistas, administradores, etc), pois é fácil de alguém dizer que quer melhorar a educação, a saúde, a cultura sem nunca sequer ter lidado o mínimo que seja com o assunto.
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir