quarta-feira, 15 de novembro de 2017

TROPA DE ELITE [Há 10 anos].

Faz 10 anos que assisti ao Filme Tropa de Elite.

À época, registrei minha impressão sobre o filme.

Mal sabia eu que anos mais tarde seria lançado o Tropa de Elite 2, e que a ficção seria ainda mais parecida com a realidade.

Só para constar, minha opinião continua a mesma de 10 anos atrás.

Segue o texto.


TROPA DE ELITE


Acabo de assistir ao excelente "Tropa de Elite" do Diretor José Padilha, com Wagner Moura dando um show no papel principal.

Fora a trama passional do Capitão Nascimento e a violência no Rio de Janeiro como pano de fundo, o filme aborda um tabu quase sempre reprimido quando se fala em violência urbana no Brasil: a questão do financiamento do crime organizado pelas classes média, média/alta.

Quem sustenta o tráfico é o usuário, desde o micro traficante (aquele que compra e repassa aos colegas) até o usuário que fuma seu baseado inocentementente, fazem parte de uma cadeia que leva o dinheiro até o traficante, que compra mais drogas e armas, para manter seu poder legitimado no morro. Para onde vocês acham que iria parar toda a droga apreendida pela Polícia? No nariz de alguém, evidentemente.

E o pior é saber que muitos dos que participam de passeatas pela paz, são na verdade, financiadores deste comércio ilegal.

Vale a pena assistir ao filme, mesmo que seja aquela cópia pirata mal editada e que, dizem, teve o final alterado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário