sábado, 25 de novembro de 2017

O medo que Luciano Hulk gerou.

Confesso não ser nem um pouco entusiasta da candidatura do apresentador Luciano Hulk à Presidência da República.

Não votaria nele, a não ser em um eventual segundo turno a título de "voto útil", daqueles que a gente vota não por acreditar que fará um bom governo, mas para impedir que candidatos que combatemos, vençam.

Sim, estou falando do Lulla, mas não só. Eu também votaria em Luciano Hulk em um eventual 2º turno contra Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin ou Michel Temer.

A questão que discuto é: que medo é esse que a eventual (e ao que parece, já descartada pelo apresentador, por tudo o que ele pode perder na carreira que construiu) candidatura de Luciano Hulk gerou nos possíveis adversários?

Diariamente as redes antissociais pipocam de chacotas, críticas e até ofensas a alguém que, ainda nem é (ou nem era) candidato.

Pelo pouco que conheço de política, a explicação é uma só: medo.

Medo do novo que pode vir e derrotar o velho, sobretudo para uma população já tão cansada dos mesmos nomes ou das mesmas ideias de sempre. Medo que um novo João Dória apareça e derrote os antigos oligarcas do poder.

Certamente pesquisas qualitativas devem apontar um potencial de crescimento do apresentador, sobretudo nas camadas mais pobres da população que, somado ao seu bom trânsito entre a elite econômica do país e, seu inegável poder de comunicação, estaria armada a bomba relógio que poderia explodir o eterno FlaFlu que a política brasileira vive?

Quem ganha com isso? PT e PSDB, que excluindo qualquer um que ameace a polarização política no país sempre terão a expectativa de que ao se desgastar no poder, o outro assumirá.

Algo do tipo: "nessa eleição o PT venceu, mas na próxima se o povo não quiser eles mais, elegerá o PSDB, que quando perder o poder será para o PT de novo,...".

Uma dobradinha velada, porém consentida, entre os dois partidos que querem se tornar as únicas opções para nós.

Repito, não votaria em Luciano Hulk em um primeiro turno, mas para tirar qualquer outro dos nomes ou partidos citados no texto, votaria com certeza!

Um comentário:

  1. Como diria um grande amigo meu.. em chuva de c... pegue o menor e enfie no c... pois o maior vai sobrar para alguém...

    ResponderExcluir