sábado, 16 de agosto de 2014

Com o lápis na mão.

Sou do tempo em que se ensinava a disciplina "Educação Moral e Cívica" nas escolas.

Instituída pela ditadura militar, esta disciplina tratava de assuntos inerentes, como o próprio nome diz, à moral e ao civismo.

No que tange à moralidade, falava-se sobre o respeito à família, aos valores tradicionais, às instituições religiosas.

No campo do civismo, além de detalhes sobre nossos símbolos nacionais (Bandeira, Brasão e Hino), noções sobre o Estado Brasileiro e o respeito às suas instituições representativas, como exército (obviamente), políticos, legislação, dentre outros.

Recordo pouca coisa destas aulas. Não que não houvesse civismo da minha parte, nem cinismo, mas por achar a matéria cansativa e sem nexo mesmo.

Talvez ali eu já me manifestasse contra o regime militar e não sabia.

Aliás, foi exatamente em uma aula destas que fiz uma paródia sem graça ao Hino da Independência e que me gerou um repreenda da professora e do diretor.

Das poucas coisas que recordo, lembro dos detalhes sobre nossa bandeira: frase "Ordem e Progresso" estar escrita em verde e a estrela acima da frase representar o Estado do Pará.

Curiosidades que até hoje, sempre que o assunto permite, transmito aos meus alunos.

Vai que um dia cai em vestibular ou concurso.

Em tempo: Apenas recentemente, e por curiosidade, descobri que a estrela que representa o Estado de São Paulo em nossa bandeira é a estrela mais ao sul da constelação do cruzeiro do sul presente na bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário