quinta-feira, 22 de maio de 2014

Simplificando (e assassinado a obra de) Machado de Assis.

Chama-se Patrícia Secco (seria parente da Débora??), a escritora que apareceu na mídia semana passada com uma ideia "jenial": simplificar a obra de Machado de Assis.

Segundo a autora, a obra escrita como está - há mais de 100 anos - dificulta a leitura por parte dos jovens, razão pela qual ela deseja alterar algumas coisas na obra, como frases na ordem direta, eliminação de algumas sutilezas e (vejam bem você) a substituição de palavras por sinônimos.

No exemplo mais divulgado, "sagacidade" seria substituída por "esperteza".

Parabéns a escritora, o que ela deseja é assassinar a obra do mais importante autor brasileiro e mundial, alterando exatamente o que ele tem de mais singular e o que lhe confere especial atenção por parte de leitores e estudiosos da literatura no Brasil e no mundo.

Um Machado de Assis comum, como eu e você, é o que a Sra Secco espera fazer.

O primeiro alvo da fúria simplificadora da Paty (estou simplificando o nome dela) é "O Alienista", mas estão previstos ainda títulos como "O Cortiço", de Aloísio de Azevedo e "Memórias de um Sargento de Milícias", de Joaquim Manoel de Macedo, o que prova que sua intenção vai além da obra Machadiana, mas de toda a nossa Literatura.

Quero ver quando ela chegar em Guimarães Rosa!!!

Confesso que fiquei curioso em ver a moça mudando a obra do escritor mineiro conhecido por sua experimentação linguística.

E o melhor disso tudo, a escritora recebeu verba do Ministério da Cultura, repito, recebeu verba do Ministério da Cultura para tocar o projeto adiante.

Já foi publicado além de "O Alienista"; "A pata da gazela", de José de Alencar e ambos terão distribuição gratuita pelo Instituto Brasil leitor.

Minha opinião sobre o assunto são duas:

1. Não comento nada sobre quem busca 10 min de fama e ainda leva alguns milhares de Reais do dinheiro público.

2. Não aceito blasfêmia com Machado de Assis. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

926.

Blog rumo à 1000ª postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário