domingo, 4 de maio de 2014

Nos palanques da vida.

Era começo de 2008.

Eu já sabia que meus dias no Departamento de Educação estavam chegando ao fim.

Pelos meus planos, que se concretizaram, eu ficaria após o processo seletivo simplificado (que naquela época havia todo ano antes do início de cada ano letivo), a atribuição de aulas e o começo do ano letivo.

Era para eu ter saído no final do ano letivo de 2007, até discursei em tom de despedida no almoço anual da educação realizado no final do ano, mas o Prefeito Itamar me pediu que adentrasse ao ano de 2008 por achar que processo seletivo simplificado e atribuição de aulas eram momentos delicados dentro da educação e que em ano eleitoral, melhor alguém com experiência para realizá-los.

Descobri anos mais tarde que além de realmente pensar isso, era um plano dele para tentar me segurar na pasta pelo menos até o final do seu 1º mandato, o que me atestou que ele sempre confiou em mim e eu correspondi às suas expectativas.

Mas estava decidido, eu iria sair e pronto.

Meu "Canto do Cisne" foram: a instalação da tele sala do COC para cursos de ensino superior e capacitação docente à distância e o PAR.

A Tele Sala do COC já falei várias vezes e falarei ainda mais sempre que houver oportunidade (uma das mais importantes e a mais ousada ação em Educação da História de Ipuã), mas o PAR é algo inédito que me veio à mente agora.

Tratava-se do Plano de Ações Articuladas para a Educação (aqui), um programa do Governo Federal que visava obter de cada cidade uma espécie de Raio X da rede para balizar ações futuras como distribuição de recursos e capacitação técnica, orientar ações, estratégias etc...

Toda cidade tinha de fazer e poucas estavam conseguindo.

Participei de uma série de reuniões promovidas pelo Governo Federal em várias cidades da região (até fora da nossa região, como Jardinópolis) e em todas estas, o PAR não andava em nossa cidade.

E muitas pessoas nos procuravam oferecendo os serviços de suporte para a consecução do nosso plano e todos com elevados valores.

Até que vendo que deixaria um abacaxi enorme para a minha sucessora resolvi fazer a coisa andar do nosso jeito.

Convoquei várias professoras de todas as etapas do nosso ensino e em uma reunião na minha sala (a melhor reunião que tive) esboçamos o que viria a ser 80% do PAR.

Saí antes de vê-lo terminado, mas minha sucessora teve apenas o trabalho de concluir e enviar à Brasília dentro do prazo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

# 906.

Blog rumo à 1000ª postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário