terça-feira, 12 de novembro de 2013

Município da Capelinha.

Tinha um amigo meu, morador do Bairro da Capelinha que sempre me dizia que o sonho dele era a emancipação do Bairro.

Em outras palavras, transformar o distrito em Município.

Entre uma cerveja e outra, eu argumentava sobre a bobeira que achava esta ideia separatista. Capelinha é Ipuã e ponto final, eu dizia e digo.

A distância e a descontinuidade espacial não são maiores que a identidade cultural e os laços que unem município e distrito.

O próprio termo "distrito" é pouco usado. Usa-se "Bairro", mostrando assim uma relação de proximidade muito maior e mais verdadeira.

Mas meus argumentos eram inúteis, ele insistia no sonho de transformar o simpático bairro em sede de município e ser seu 1º Prefeito.

Eu nunca soube exatamente quais eram as regras para que isso acontecesse.

Sabia que havia um processo, que necessitava de determinado nº de habitantes e de a criação de uma estrutura organizacional com sub prefeituras etc...

Até que leio em matéria no Folha Uol (aqui) que 269 distritos estão pleiteando tornarem-se municípios.

Segue abaixo o resumo do que é necessário. Muito mais complexo do que supunha.

Sei não, mas acho que o sonho do amigo está cada vez mais distante.

Para a alegria de Ipuã, que continuará unida à Capelinha por laços indissolúveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário