segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Expuã 2013 - Fechada pra balanço

Terminou mais uma Expuã, a 1ª da atual Administração Municipal.

Marcada por grande expectativa, alimentada pelas redes sociais que logo no começo do ano anunciavam como "Expuã Rodeio o Show" o evento que aconteceria só no então distante mês de setembro.

Sopraram os ventos do inverno e com eles, outra realidade.

Os artistas aguardados não foram contratados e sem seu lugar, artistas que em outros tempos os próprios organizadores e correligionários incentivariam a chacota via redes sociais. Inclusive artista que apresentou em outros anos e fora ridicularizada pela pretensa elite social apresentou-se este ano com ares de pop star.

Mas como ainda vigorava o período de leniência coletiva, poucas reclamações por parte da elite.

A demora na divulgação dos artistas obrigou o Blogueiro a escarafunchar o site do diário oficial e divulgar, por conta própria, alguns artistas já contratados.

Tal demora certamente se deu em razão da certeza de que seriam alvos de crítica da grande massa e por isso melhor esperar a população conformar-se com a realidade: uma festa modesta que nem de longe aproximava-se dos padrões apregoados em períodos eleitorais.

O bom e barato, embora o barato poderia ter sido mais barato e o bom, poderia ter sido melhor.

Não faltaram polêmicas na festa:

A escolha da Rainha do Rodeio, erroneamente realizada por meio de curtidas de feicebuqui e o não credenciamento de alguns sites na divulgação do evento.

O primeiro, um absurdo que desde o começo tinha todos os ingredientes para dar errado. E deu.

E o segundo, fruto do espírito de revanchismo e soberba, excluindo da divulgação do evento, sites tradicionais neste segmento além de pessoas como Luiza Henrique, cujo colunismo social de seu blog tem raízes históricas no principal jornal a distribuído na cidade e seu blog é referência no assunto divulgação de eventos.

E então a festa aconteceu e como nos anos anteriores, desde 2002, primou pela organização.

Nada que não ocorrera nestes últimos 12 anos desde que seu adquiriu formato de grande evento: palco, arena, camarotes, barracas, segurança,... tudo na mais perfeita organização.

O raio é que justo no 1º show, um atraso do artista (coisa compreensível em festas de rodeio) e a inexperiência da comissão de rodeio, que ao invés de atrasar o seu término e diminuir assim o tempo de espera ocioso do público (como fora feito no show de Gino e Geno em 2005, quando em razão da fila que se aglomerava na porta do recinto o rodeio distraiu o público), originou algo inédito na história da festa: vaias.

As vaias de desaprovação pela demora do show ecoaram pelo recinto, chegando aos ouvidos mais desprevenidos, os que achavam que jamais a população manifestaria em tom de desagravo desta maneira.

Corrigido este problema, os dias seguintes transcorreram na mais absoluta normalidade e a Expuã 2013 foi a mesma de sempre.

Joel e Jr foi um show a parte; talento da terra que não perdeu a chance de apresentar pela primeira vez na Expuã razão pela qual é apontado pela maioria como o melhor show da Festa.

Chrystian e Ralf finalmente se apresentaram em Ipuã, depois de circular em cidades próximas (sexta em Cristais Paulista, sábado em Buritizal), na típica venda "casada" que empresários fazem para as prefeituras e que ajuda a diminuir o valor do cachê.

A dupla mais afinada do Brasil mostrou o porque do apelido em um show relativamente curto se comparado aos demais artistas da festa, fechou o último dia do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário