quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dia de ganhar doces. E nem é Ralouim.

Hoje é dia das pessoas (crianças e adultos) ganharem doces aqui nos tristes trópicos brazucas.

Não caro leitor, não se trata do Ralouim, aquela festa que importamos de uma cultura completamente diferente da nossa e achamos normal sua comemoração, hoje é dia de Cosme e Damião.

Dois simpáticos santos, gêmeos e médicos, cujo dia é comemorado com fiéis (devotos ou não) distribuindo doces, pois segundo a tradição cristã, era a forma como os irmãos "cobravam" por suas ações quando ajudavam necessitados.

Assim, a distribuição de doces e outros quitutes, além de brinquedos, foi a forma encontrada para comemorar o dia dos santos que morreram por volta do ano 300 da era Cristã.

Dia também do aniversário do escritor Luís Fernando Veríssimo, cronista preferido do Blogueiro. Que em uma crônica sobre agendas, reclamando do excesso de informações que algumas trazem, escreveu:

"Outras, querendo personalizar ainda mais a informação, incluem o nome do santo do dia, o que tem ajudado muito na escolha de nomes para filhos. Os nascidos em 14 de maio são do dia de São Matias, e antigamente isto não seria apenas uma sugestão de nome, seria quase uma ordem. Felizmente meus pais não consultaram nenhuma agenda para escolher meu nome, e eu não me chamo nem Cosme nem Damião, o que teria mudado tudo".


A crônica chama-se "Agendas" e já foi objeto de questão no vestibular da UFOP (clique aqui).

Quem sabe num futuro distante não apenas doces, mas textos do genial Veríssimo sejam distribuídos entre as pessoas na data de 26 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário