quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Se a primeira impressão ficar...

Talvez seja cedo demais, mas não gostei do que vi no primeiro programa eleitoral destinado aos candidatos a Prefeito de ambas as coligações.

Com dois candidatos pouco conhecidos do eleitorado ipuanense; numa eleição onde a grande parte do eleitorado define seu voto à maneira futebolística, escolhendo o time (representado por número) preferido; numa eleição com grande uso das mídias eletrônicas; numa eleição que terá duas emissoras de rádios transmitindo horário eleitoral; numa eleição em que os dois candidatos têm a chance de começar uma história nova nessa cidade,... por tudo isso entendo que o eleitor não quer, nesses primeiros programas eleitorais para Prefeito:
- Ouvir jingles.
- Ouvir música batida de outras campanhas.
- Ouvir candidato a vice.
- Ouvir opiniões de 3°s não envolvidos no processo eleitoral.
- Ouvir personagens.
- Ouvir falas editadas.
- Ouvir mais a voz dos locutores que dos candidatos.

Penso que os eleitores querem ouvir os candidatos a Prefeito.
E que dividindo a fala entre locutores e candidatos, cada horário eleitoral explique a trajetória do candidato, quem ele é? como chegou até aqui? e principalmente, por que é candidato? e por que merece nosso voto?
A menos que o formato desses programas mude, e quem sabe após essa crítica isso aconteça, nós continuaremos a não conhecer melhor os nossos candidatos.

Por isso sou da opinião que se realize um debate eleitoral. Um debate de ideias e propostas, um embate franco, aberto entre os dois candidatos.
Sem recursos tecnológicos, sem trucagens de programas de computador, sem leitura de textos, sem a possibilidade de, ao errar, fazer de novo.
Quem sabe assim a quantidade de eleitores indecisos não diminuiria? Talvez até os eleitores que votarão branco e nulo optem por escolher entre um e outro.
PS: O horário dos Vereadores o Blogueiro não ouviu, e nem precisa, pois é um formato mais engessado, sem grandes variações.
Ouvirei apenas por curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário