segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Começa o horário eleitoral no rádio.

Amanhã começa o horário eleitoral gratuito no rádio e televisão para as eleições municipais 2012, e vai até 04 de outubro.
Serão 60 minutos diários, divididos em 2 blocos de 30 min.
Na TV, o primeiro bloco será das 13:00 às 13:30 (atrapalhando o Globo Esporte) e o segundo, das 20:30 às 21:00 (atrapalhando o Jornal Nacional).
No rádio, das 07:00 às 07:30 e das 12:00 às 12:30.
Terças, quintas e sábados serão dedicados à campanha para os candidatos a Vereadores.
Segundas, quartas e sextas, candidatos a Prefeito.
Em Ipuã não temos emissoras de TV, porém temos 2 de rádio, sendo uma teoricamente comunitária e uma emissora comercial.
Haverá ainda comerciais isolados veiculados todos os dias ao longo da programação normal das rádios.
De acordo com a legislação vigente, o tempo de TV é definido proporcional ao tamanho da coligação. Cada partido tem sua "cota" na propaganda e a somatória dos partidos, define o tempo de cada candidatura.
Em Ipuã, segundo informações, o tempo ficou assim definido: 24 min para o candidato do PMDB e 06 min para o candidato do PPS. Eleição passada a divisão foi 18 x 12.
Sonho de todo e qualquer marqueteito, o tempo destinado à coligação que orbita em torno da candidatura peemedebista é ao mesmo tempo uma bênção e uma tormenta.
Se para os candidatos vereadores será a possibilidade de todos poderem expor suas propostas e ideias 3 vezes por semana, para o candidato a Prefeito será um trabalho enorme encontrar assunto para, 3 vezes por semana, preencher o tempo destinado.
Parece pouco, mas a produção de 24 minutos de propaganda 3 dias na semana requer muita criatividade para evitar que fique enfadonho.
Caso consiga, terá uma grande ferramenta em mãos; em caso de insucesso, o tempo parecerá infinito.
A outra candidatura, esforço inverso: transmitir a mensagem nos 6 minutos destinados.
Para postulantes ao Legislativo, a necessidade talvez de dividir quem fala em qual dia; para o do Executivo, espremer suas propostas no pouco tempo disponível.
Embora seja um tempo considerável onde muita coisa pode ser feita, acho que 4 ou 5 minutinhos a mais seriam bem vindos, para uma candidatura que conta com serviços profissionais de marketing.
O horário eleitoral no rádio esse ano terá um componente diferente.
Se na eleição passada 100% da cidade conhecia os 2 candidatos; nessa eleição, onde os dois candidatos são pouco conhecidos do eleitorado ipuanense, cuja definição do voto cada vez mais tende a ser como torcida de time de futebol, "aparecer" no rádio é a melhor forma de se apresentar para a população e assim suas candidaturas mostrarem que (e se) têm conteúdo.
E para mostrar o conteúdo é necessário também a forma como se divulga.
Estou curioso.

Em tempo: Acho que essa eleição é o momento ideal, já que temos 2 rádios na cidade, para que fosse realizado um debate eleitoral entre os dois candidatos.
Numa eleição onde os postulantes são desconhecidos do grande público e com pouca experiência política, seria de grande ajuda, principalmente aos eleitores indecisos, um confronto direto de ideias e propostas.
Com perguntas da população, de autoridades da cidade e perguntas entre os candidatos.
Não sei se algum deles aceitaria, mas não custa sugerir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário