sábado, 4 de agosto de 2012

Com o giz na mão.

Hoje uma história não muito divertida, que teve um final feliz.
Mas poderia ter sido diferente...
Agosto de 2008, 1ª semana de volta às aulas para o 2° Bimestre.
O Blogueiro, empolgado com a volta às aulas e após 1 mês de merecido ócio, voltou com tudo.
Peguei o data show da escola emprestado, coloquei em um pen drive as aulas que havia preparado em power point nas férias, e lá fui em começar o semestre de maneira diferente.
Tempo seco, aula extremamente, e excessivamente, expositiva e sem água pra hidratar a garganta, o blogueiro exagerou e ali nasceu um pequeno pólipo nas cordas vocais.
Fiquei praticamente mudo 1 mês, mudo e continuando a forçar a garganta, quando fui ao médico.
Exame feito, pólipo constatado, afastamento de 1 mês para tratamento fonoaudiológico, para então ver a possibilidade, ou não, de uma cirurgia.
Momentos de apreensão nunca antes vividos.
Fiz o tratamento rigorosamente à risca.
Novo exame e o pólipo havia desaparecido por completo.
Ao todo, foram 3 meses de fonoterapia intensiva, fundamental para poder seguir na carreira.
Daquele tempo, além do susto, trago comigo muitas precauções (evito falar em ambientes ruidosos, não grito, evito giz e poeira), bons hábitos (beber água durante a aula e o dia todo,...) e exercícios ( aquecimento vocal) diários nos dias em que dou aula.
Toda vez que volto do recesso de julho eu lembro desse acontecido e compartilho até mesmo como forma de socializar uma experiência e quem sabe, servir conscientizar algum colega de profissão a cuidar bem da nossa principal ferramenta de trabalho, a voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário