domingo, 6 de abril de 2014

Nos palanques da vida.

É impossível ser imparcial.

O que existem são pessoas muito ou pouco parciais.

Mas imparcial não se pode ser. A menos que seja algum assunto em que não se conhece absolutamente nada e então não há juízo de valor sobre isso.

Abro o texto de hoje para relatar algumas atitudes que tomei quando Diretor do Departamento de Educação e Cultura que foram balizadas por experiências vividas, ou gosto pessoal, ou por tendência parcial minha.

01. ENEM.

Quando vereador, solicitei do Prefeito ao longo dos 4 anos de mandato o transporte gratuito dos alunos da cidade para prestar o ENEM, por entender que era uma boa oportunidade para os estudantes.

Como nunca fui atendido, quando tive a "caneta na mão" para poder realizar o meu próprio pedido, não pensei duas vezes.

02. Unesp.

Por razões afetivas (minha graduação aconteceu na Unesp, em Franca), disponibilizamos veículo gratuitamente para os alunos que quisessem prestar Unesp.

Meu argumento para "mascarar" minha preferência pela Unesp:

a) Vestibular mais acessível aos alunos da rede pública.
b) Único vestibular que na época era realizado em 3 dias, portanto mais oneroso aos estudantes da cidade.

Minha condição: Que todos optassem pela realização do exame em Franca/SP, para disponibilizarmos veículos apenas para uma cidade (barateando para os cofres públicos).

Oferecemos veículos para outros vestibulares quando possível, mas para a Unesp foram todos os anos.

03. Capoeira.

Talvez nossa gestão tenha sido a que mais apoiou esta importante manifestação da cultura brasileira.

Além de ser uma arte típica do país, com raízes históricas profundas e herança da cultura afro na nossa sociedade, foi durante alguns anos o esporte que pratiquei, chegando a conseguir cordão amarelo inclusive (3º da graduação).

E como os grupos de capoeira também eram responsáveis por um grupo de percussão na cidade, aproveitamos para incrementar com instrumentos e local próprio para os ensaios o grupo que durante anos atuou em nossa cidade e depois de um tempo parados, voltou suas atividades que duraram apenas no período em que fui Diretor do Departamento de Esporte e Cultura.

04. Zé Ramalho.

Pouca gente sabe mas foi sugestão minha o show do cantor Zé Ramalho na Expuã de 2006.

O Prefeito municipal queria algum cantor que fugisse do sertanejo e eu sugeri o show deste artista que eu já o havia assistido em festa na cidade de Colina/SP no ano de 2002.

Pena que quando sugeri Engenheiros do Havaí a banda já havia se desfeito, provisoriamente segundo seu vocalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário