quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Para encerrar o assunto processo seletivo de professores em Ipuã.

Desde que fiquei sabendo que o processo seletivo para professores deste ano seria o realizado ano passado, com duração até abril, minha dúvida era: A lista de classificados continua de onde parou, ou retorna novamente ao 1º classificado?

Como o edital não especificava e pouca coisa foi esclarecida, restou esperar as convocações e descobrir.

E descobri.

A convocação continuou de onde havia parado, convocado o candidato subsequente ao último convocado no ano passado.

E como era de se esperar, deu problema.

Como daria problema caso o critério tivesse sido retornar a lista aos primeiros classificados, muitos deles convocados ano passado.

Não vou entrar no mérito sobre o que seria melhor, ou justo, ou legal.

Entendo que qualquer medida adotada seria passível de questionamentos judiciais.

Meu questionamento é: Uma que era evidente que um processo seletivo simplificado com duração até abril do ano seguinte daria questionamentos desta natureza, por que diabos não fazê-lo com duração até dezembro e realizar outro no começo deste ano como todos os candidatos já estavam acostumados?

Mas verdade seja dita, se houve erro de planejamento, e ao que parece houve, a culpa não foi apenas do Departamento de Educação, que deveria ter pensado melhor na questão, mas também do Departamento Jurídico e da Seção de Recursos Humanos, que deveriam alertar o Departamento sobre os risco do procedimento adotado.

Será que não falaram ou não foram ouvidos?

Um comentário:

  1. Eu penso que poderiam ter estendido os contratos iniciados em abril do ano passado até abril deste ano, findando o mesmo com o tempo estabelecido de vigência do Processo Seletivo, evitando assim, tais problemas.
    No entanto, entendo eu que uma pessoa que já tenha sido beneficiada pelo Processo Seletivo, não o poderá ser novamente, devendo portanto dar continuidade à lista.

    ResponderExcluir